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reunião 12 de Abril de 2018
Soluções fazem melhor Monte Belo

Soluções para melhoria do estacionamento, circulação pedonal e usufruto urbano, entre outras, na zona do Monte Belo Norte e da Avenida Álvaro Cunhal, em Setúbal, foram discutidas na noite de dia 11, em reunião da Câmara Municipal com moradores.

No encontro, realizado no auditório da Escola Secundária de D. João II, foi partilhado um estudo prévio, elaborado no âmbito da estratégia “Mobilidade para Todos – Setúbal em Movimento”, com soluções de intervenção na Avenida Álvaro Cunhal, nas ruas das Caravelas, Luís Homem e Mouzinho de Albuquerque e na Praceta Afonso Paiva.

O vereador com o pelouro das Obras Municipais na autarquia, Carlos Rabaçal, salientou que a proposta de intervenção apresentada ontem é o resultado da conjugação das “necessidades das pessoas e das intenções do município para melhoria da qualidade de vida das populações e, em simultâneo, da imagem urbana”.

A proposta apresentada para aquela área habitacional localizada na entrada norte da cidade envolve a requalificação de vários troços da rede viária e ações de reperfilamento urbano, com a criação de bolsas de estacionamento, a renovação de espaços verdes e a implementação de novas soluções com vista à mobilidade pedonal.

Para a Avenida Álvaro Cunhal, no troço defronte da área habitacional do Monte Belo Norte, está prevista a introdução de passadeiras e a criação de corredores pedonais, a definição de uma área ajardinada no separador central e a adoção de medidas para prevenir o estacionamento abusivo de veículos pesados.

O chefe da Divisão de Planeamento Urbanístico na autarquia, José Miguel Madeira, explicou que a intenção do projeto municipal é conferir à Avenida Álvaro Cunhal “um tratamento mais urbano, com mais condições de usufruto e que permitam a circulação pedonal em devidas condições de segurança”.

Uma ação que se estende ao talude norte daquela avenida, para a qual a Câmara Municipal de Setúbal aponta uma solução que procura humanizar aquele território, com renovados maciços arbóreos, uma zona de estadia e de lazer e a definição de caminhos pedonais de ligação entre a avenida e a área habitacional.

Além da Avenida Álvaro Cunhal, o estudo prévio apresentado aponta soluções para outros quatro locais do Monte Belo Norte, entre os quais a Rua das Caravelas, para a qual está programado o reperfilamento do passeio, o reposicionamento de passadeiras e a conceção de um espaço para paragem de autocarros.

A implantação de bolsas de estacionamento é um dos imperativos do projeto e uma das principais necessidades dos moradores. Por isso, na Praceta Afonso Paiva, o município prevê criar 33 lugares de parqueamento num espaço de lazer que é pouco utilizado pela população.

Já na Rua Mouzinho de Albuquerque, o estacionamento é reordenado e estabelecido um parqueamento temporário com cerca de três dezenas de lugares. “Será uma solução a prazo porque aquela zona contempla o projeto da Escola da Quinta da Caiada”, explicou a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira.

O estudo prévio envolve ainda intervenções na Rua Luís Homem, com a criação de uma bolsa de estacionamento automóvel com um total de 66 lugares.

“Esta reunião é o ponto de partida para a intervenção, com soluções que podem ser melhoradas e implementadas de acordo com as necessidades das pessoas”, vincou.

Nesse sentido, a autarca envolveu os munícipes na constituição de um grupo de trabalho, pois, como sublinhou, apesar de o município estar consciente dos constrangimentos existentes na zona do Monte Belo Norte, a participação de todos no projeto é considerada essencial.

“Já percebemos que as questões estão agora centradas no estacionamento. Mas certamente outras virão. E estamos cá para as resolver”, afirmou Maria das Dores Meira.

Do encontro saiu uma comissão de moradores, a décima sétima já constituída em diversos pontos do concelho para lidar com assuntos específicos, nomeadamente, como neste caso, no âmbito do “Ouvir a População, Construir o Futuro”, projeto que leva o Executivo municipal a percorrer o território para resolver necessidades sentidas pela população.

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