17 de Dezembro de 2017
max. 12º
min. 2º
notícias
iniciativas em destaque
canção 28 de Agosto de 2012
Sucessos da Eurovisão ao vivo

O Eurovision Live Concert, evento que se realiza a 8 de setembro, no Auditório José Afonso, conta este ano pela primeira vez com música tocada ao vivo, num espetáculo de entrada gratuita, outra novidade.

O cartaz desta edição do “Eurovision Party”, apresentado ao final da manhã do dia 28, na Casa da Baía, por Guilherme Santos, representante da Organisation Générale des Amateurs De L’Eurovision – Portugal (OGAE), entidade que, em parceria com a Câmara Municipal, promove a iniciativa, é composto por mais de vinte artistas europeus.

“Vamos tocar, pela primeira vez, música ao vivo”, anunciou Guilherme Santos, garantindo que o alinhamento do espetáculo, com cerca de três horas e meia, não será prejudicado. Esta é uma aposta na mudança do formato da iniciativa, que se realiza em Setúbal pelo quarto ano consecutivo.

Com um orçamento de 30 mil euros, o Eurovision Live Concert 2012 não reduziu o investimento em relação ao ano passado. “Pelo contrário, aumentámos mais uma presença”, referiu o organizador deste evento de música ligeira e popular europeia.

Guilherme Santos salientou ainda que o sucesso do festival de Setúbal no estrangeiro fez com que artistas de países como Bielorrússia e Arménia se disponibilizassem a participar gratuitamente. “Acham que o espetáculo vale a pena e pagam para vir à festa de Setúbal”, orgulhou-se o organizador.

Estreantes no certame são países como Grécia, Holanda, Estónia, Arménia, Moldávia e Bielorrússia.

O Eurovision Live Concert 2012 tem como cabeça de cartaz a britânica Katrina Leskanich, vocalista dos Katrina and the Waves, famosos nos anos 80 por temas como “Walking On Sunshine”, além terem vencido o Festival Eurovisão da Canção de 1997, com “Love Shine a Light”.

Outra vencedora mas da edição de 1993, ano em que Anabela representou Portugal, é a irlandesa Niamh Kavanagh. Esta é, aliás, uma particularidade do certame em Setúbal, que promove o encontro de participantes nos festivais da Eurovisão de vários anos, incluindo da última edição.

“Setúbal é a cidade mais eurovisiva de Portugal”, gracejou o vereador da André Martins, da Câmara Municipal, uma vez que a festa “já assumiu o seu lugar nas atividades do Concelho”.

Reconhecendo que através do Eurovision Live Concert se tem mostrado o melhor de Setúbal, como a gastronomia, a hospitalidade e as belezas naturais, o autarca salientou a importância do número significativo de turistas estrangeiros que assistem à festa da Eurovisão “para quem tira do turismo o seu rendimento”.

Do ponto de vista cultural, André Martins destaca o evento, “que não vai defraudar os espetadores”, como uma forma de “revisitar a história da música europeia”, que dificilmente pisaria, de uma forma isolada, os palcos portugueses.

Artistas nacionais vão também atuar neste espetáculo, como Filipa Sousa, participante na Operação Triunfo e que representou Portugal, este ano, no Festival Eurovisão da Canção, no Azerbaijão.

Ricardo Soler, Gerson Santos, Vânia Osório e Rui Andrade são convidados especiais neste evento, que conta ainda com as participações de Carla Ribeiro, Ana Laíns e Luís Almeida.

Rui Andrade, também presente na conferência de imprensa e repetente no Eurovision Live Concert, falou aos jornalistas sobre a oportunidade que o espetáculo lhe dá para conhecer e trocar experiências com artistas estrangeiros, além de estes “levarem de Portugal uma imagem moderna”.

O Eurovision Live Concert, com entrada gratuita, realiza-se no dia 8 de setembro, às 21h00, no Auditório José Afonso, com apresentação de Pedro Granger, Pedro Penim e Natália Abreu.

 

 

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign