23 de Outubro de 2017
11º
max. 26º
min. 9º
notícias
iniciativas em destaque
encontros 25 de Junho de 2014
Tardes à conversa sobre a Roménia

A “Arte e Cultura da Casa Romena” é o tema de um ciclo de Tardes Interculturais dinamizadas em junho e julho, no Museu do Trabalho Michel Giacometti, com várias atividades multiculturais de participação gratuita.

A inauguração de uma exposição de pintura de Stafan Zaphorojan e de uma mostra de artesanato e trajes populares da Roménia, dia 28, às 16h00, marca o arranque da iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Setúbal.

A exposição, patente até 30 de agosto, é uma das muitas iniciativas do ciclo intercultural organizado com a Fratia – Associação de Imigrantes Romenos e Moldavos, a Embaixada da Roménia e o Instituto Cultural Romeno.

A primeira sessão das Tardes Interculturais “Olhares sobre a Multiculturalidade” inclui uma homenagem ao poeta e diplomata Lucian Blaga, que permaneceu em Portugal nos anos de 1938 e 1939.

No dia 28 há ainda momentos de poesia por Larisa Tabarcea, Iryna Kravcenko, Sergio Andreica, Fabio Andreica, Florin Zenovie e Ecaterina Farcau, a par de um apontamento musical por Cristi Gori e Albano Almeida e uma prova de doçaria.

Até julho, a iniciativa que promove a integração de imigrantes na comunidade local e procura valorizar a cultura daquele país do Leste junto da população setubalense, conta com mais quatro sessões, sempre às 16h00.

A exibição da curta-metragem “Turismo de Saúde e Lazer na Roménia” dá início à Tarde Intercultural de dia 5 de julho, que inclui workshops de danças tradicionais e de escrita criativa inspirada em contos populares da cultura romena.

No dia 12, além da apresentação do filme “Vida e Obra de Lucian Blaga”, a sessão proporciona workshops de alfabetos romeno e português e numerologia romena, assim como danças e músicas tradicionais.

“Roménia, República da Moldávia e Ucrânia” é o título da curta-metragem em exibição na tarde intercultural de dia 19, que inclui a palestra “Regiões e Trajes Populares da Roménia” e a leitura do conto infantil “Galo Vaidoso”, de Ion Lucian.

A última sessão, agendada para dia 26, engloba a palestra “Portugal e Roménia: percursos migratórios”, a par de atividades de transdisciplinaridade física e quântica e de cerâmica, olaria e pintura sobre os galos de Horezu e de Barcelos.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign