21 de Outubro de 2017
20º
max. 21º
min. 13º
notícias
iniciativas em destaque
teatro 28 de Setembro de 2012
Teatro amador reúne no Fórum

Espetáculos, formação, homenagens, animação e convívio integram o X Fórum Permanente de Teatro, que este ano se realiza em Setúbal, entre os dias 5 e 7.

A iniciativa, destinada à formação e à troca de experiências entre grupos amadores, será “uma grande festa de teatro e de afetos”, assegurou no dia 28, em conferência de imprensa, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, Céu Campos, do Grupo de Animação e Teatro Espelho Mágico.

A encenadora e atriz do grupo anfitrião do X Fórum Permanente de Teatro, evento da Federação Portuguesa de Teatro, criado em 2008, a realizar pela primeira vez numa capital de distrito, agradeceu à Câmara Municipal “por ter acolhido desde a primeira hora” a iniciativa, cujos espetáculos cénicos de realizam no Fórum Municipal Luísa Todi.

A vereadora Carla Guerreiro referiu que a renovada sala de espetáulos, inaugurada há 15 dias, que já acolheu música e cinema, recebe agora “outra arte de excelência, que é o teatro”.

Luís Mendes, vice-presidente da Federação Portuguesa de Teatro, referiu sentir-se honrado por o “Fórum Luísa Todi receber o Fórum do Teatro”, gracejando: “Dois fóruns no mesmo fórum.”

Enquanto as sessões de formação, na Escola Secundária Sebastião da Gama, também parceira neste evento, com 14 painéis de formação nas áreas de atores, cenografia, adereços, desenho de som, desenho de luz, escrita criativa, encenação e dirigentes, carecem de inscrição, os espetáculos no Fórum Luísa Todi são abertos à população e de entrada gratuita.

No dia 5, às 21h30, o "Espelho Mágico" apresenta "Pinóquio", musical nomeado para seis prémios na última edição do Festival Nacional de Teatro, na Póvoa do Lanhoso, e vencedor dos prémios de melhor Cenografia e Guarda Roupa.

A 6, no Fórum Luísa Todi, o programa começa com a cerimónia oficial de abertura desta iniciativa, às 09h00, seguindo-se, meia hora depois, uma homenagem ao dramaturgo Norberto Ávila.

À noite, às 21h30, a Companhia Contacto de Ovar traz a Setúbal "Gradim à janela da ausência", peça vencedora do Prémio Ruy de Carvalho – Melhor Espetáculo, no Festival Nacional de Teatro 2011, na Póvoa do Lanhoso.

Luís Mendes destacou que só neste encontro estão duas peças – "Pinóquio" e "Gradim à janela da ausência" – “do melhor que o teatro da Póvoa do Lanhoso recebeu este ano”.

No dia 7, realiza-se um espetáculo final de apresentação dos trabalhos resultantes dos diversos painéis de formação. A encenação está marcada para as 15h30, no “Luísa Todi”.

José Teles, diretor do Fórum Permanente de Teatro, justificou a homenagem ao dramaturgo açoriano Norberto Ávila, que enquanto músico passou por Setúbal, por ser o autor de “As Histórias de Hakim“, o texto português “mais produzido e mais representado fora de Portugal”.

O espetáculo final, “construído totalmente no período do fórum”, é baseado no texto "Uma nuvem sobre a cama", de Norberto Ávila, e trabalhado em cada área de formação dos 14 painéis.

Além da participação de formadores profissionais em cada uma das áreas – cenografia, adereços, desenho de som, desenho de luz, escrita criativa e encenação –, o X Fórum Permanente de Teatro, projeto nuclear da federação, “é o espelho do que é o teatro de amadores em Portugal”.

O décimo fórum, evento semestral, proporciona ainda uma tertúlia, no dia 6, às 23h00, na União Setubalense, além de um espaço de entrevistas e a atuação dos Canto Hondo.

No total das nove edições, a primeira realizada em Esmoriz, já passaram 1500 participantes. Para esta décima edição, até à hora da conferência de imprensa, estava confirmada a presença de 21 grupos de teatro associados da federação.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign