21 de Outubro de 2017
20º
max. 21º
min. 13º
notícias
iniciativas em destaque
teatro 23 de Fevereiro de 2017
Teatro em cena por dia mundial

Setúbal comemora o Dia Mundial do Teatro com eventos para todos os públicos, entre espetáculos cénicos, workshops e oficinas de teatro, a realizar entre 2 de março e 7 de abril, em vários espaços e equipamentos culturais da cidade.

A estreia de "Fuga", a nova peça do TAS - Teatro Animação de Setúbal, a 24 de março, às 21h30, no Teatro de Bolso, é um dos destaques do programa comemorativo organizado pela Câmara Municipal em parceria com companhias profissionais e grupos amadores de teatro.

Trata-se de uma tragicomédia provocadora e comunicativa, plena de referências sobre a condição mais humana de todas, a fuga, com texto de Rui Zink e encenação de Carlos Curto. Para maiores de 12 anos, conta no elenco com André Moniz, Célia David, Duarte Victor, Miguel Assis, Sónia Martins e Susana Brito.

A peça do TAS repete nos dias 25, no mesmo horário, e 26, às 16h00, com bilhetes a dez euros, sendo que os menores de 18 anos e os maiores de 65 têm desconto de 50 por cento. Há ainda uma sessão a 27 de março, Dia Mundial do Teatro, às 21h30, com entrada gratuita mediante marcação através do telefone 265 532 402 ou do endereço geral@tas.pt.

Em evidência está igualmente a apresentação de duas produções do Teatro A Comuna, em espetáculos no Fórum Municipal Luísa Todi, a primeira, "O Terrorista Elegante", no dia 10, às 21h30, em que Miguel Sermão, Virgílio Castelo, Ana Lúcia Palminha e Rita Cruz interpretam o texto escrito em conjunto por Mia Couto e José Eduardo Agualusa, em resposta a um convite do encenador João Mota, sobre a "paranoia" da segurança, sobretudo nos aeroportos, devido ao terrorismo. Os bilhetes custam 11 euros para a plateia e nove para o balcão.

O segundo espetáculo da companhia a apresentar no âmbito do programa local de comemorações do Dia Mundial do Teatro é "Homenagem a João Villaret", com assinatura de Carlos Paulo, que evoca um dos mais destacados declamadores da história da literatura e do teatro em Portugal.

O evento, a realizar no dia 21, com início às 21h30, no Fórum Municipal Luísa Todi, integra também a celebração do Dia Mundial da Poesia. Os bilhetes custam nove euros para a plateia e sete para o balcão.

Nos dias 10 e 18, às 21h30, na Sala José Afonso da Casa da Cultura, há "Leituras Encenadas", organizadas pelo TAS em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal, com Célia David e a participação de atores convidados.

"Pele… Memórias" é a produção que o PensarTeatro, Grupo de Teatro da Associação de Saúde Mental Dr. Fernando Ilharco, leva à cena no Cinema Charlot - Auditório Municipal, no dia 15, pelas 18h00, numa organização em parceria com a Água Ardente - Produções Teatrais e a Câmara Municipal de Setúbal.

Com texto, encenação e direção de atores de Olavo Nóbrega, a peça tem como ponto de partida a ideia de que a pele, por ser o maior órgão do corpo humano, é local onde habitam reminiscências e um atalho para a alma. As entradas para o espetáculo têm o custo de cinco euros.

No dia 17, o Fórum Municipal Luísa Todi é o palco para a produção "Das Nuvens", do Teatro O Bando, com sessões às 11h00, para as escolas, e às 21h30, para o público em geral.

Com encenação de João Brites, a peça, baseada no conto "Nuvens", de Antonio Tabucchi, apresenta uma reflexão sobre o futuro, a esperança e a tolerância. O custo dos bilhetes é de três euros na sessão para as escolas e de cinco para a plateia e quatro para o balcão na apresentação dedicada ao público em geral.

O projeto Taleguinho também marca presença em Setúbal para as comemorações do Dia Mundial do Teatro, no dia 19, às 15h00, na Sala José Afonso da Casa da Cultura, com as personagens Costureira e Alfaiate de Canções a interpretarem canções clássicas, lengalengas e outras histórias.

A performance "Costurar Cantigas e Histórias", dedicada essencialmente ao público infantil, tem entradas a sete euros para uma criança acompanhada de adulto, sendo que os bilhetes extra custam quatro.

O Teatro Puzzle, do Clube Animação Jovem da APPACDM de Setúbal, apresenta no dia 22, às 21h00, no Fórum Municipal Luísa Todi, a produção "Zaca-Zaca", com bilhetes a dois euros. O espetáculo tem nova sessão a 27, Dia Mundial do Teatro, às 15h00, na Escola Secundária Sebastião da Gama, com contribuição solidária.

"Café Sem Concerto & Cantigas Sem Vergonha" é o espetáculo que o grupo cénico da Associação de Moradores do Bairro da Anunciada leva à cena no Salão Convívio João José, na sede da coletividade, no dia 25, pelas 21h30, de entrada gratuita.

O público infantil é brindado no domingo, dia 26, pelas 17h00, no Fórum Municipal Luísa Todi, com "A Cerejeira da Lua", espetáculo de marionetas, para maiores de 4 anos, pelo grupo de teatro Lua Cheia a partir do livro de António Torrado.

As entradas têm o custo de cinco euros para a plateia e de quatro euros para o balcão.

O espetáculo repete no dia seguinte no mesmo espaço, com uma sessão dedicada às escolas, às 11h00, com entrada gratuita mediante inscrição através do contacto 265 522 127.

Ainda a 27 de março, Dia Mundial do Teatro, o GATEM - Grupo de Animação e Teatro Espelho Mágico estreia a nova produção dedicada ao público infantil, "Era Uma Vez… Que Era Uma Vez".

A peça, para maiores de 3 anos, a ter lugar no Cinema Charlot - Auditório Municipal, pelas 14h00, tem bilhetes a quatro euros, sendo que o acompanhante de cada criança tem entrada gratuita. As reservas podem ser feitas através dos contactos 965 051 347 e ceu.campos@espelhomagico.pt.

Em abril, entre os dias 3 e 7, sempre às 14h30, no Fórum Luísa Todi, realiza-se o ciclo de espetáculos "Seniores em Cena", dinamizado por cinco grupos de teatro sénior do concelho em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal.

A 3, é mostrado "Capas Negras", pelo Centro Comunitário de Vanicelos, e, a 4, o Centro Comunitário de São Sebastião apresenta "Pátio das Antigas".

"Alegria no centro de dia" é o título do espetáculo cénico apresentado pela LATI, no dia 5, enquanto a associação AURPIA leva a cena, a 6, "Peripécias do dia a dia".

O ciclo encerra no dia 7 com "Aldeia da Roupa Branca", pelo Centro Comunitário de Santa Maria.

As entradas são gratuitas, mediante reserva através do contacto 265 545 170.

O programa integra outras atividades, em março, como aulas de teatro com o ator José Nobre, às quintas-feiras, das 19h30 às 21h30, na Galeria Atelier de Arte Pólvora D’Cruz. As inscrições, com um custo de vinte euros, podem ser feitas através dos telefones 265 418 849 e 931 309 093 ou do endereço polvoradacruz01@hotmail.com.

Aos sábados, das 15h00 às 17h00, no Teatro de Bolso, decorrem workshops promovidos pelo TAS, com a atriz Célia David, com inscrições a quarenta euros. Mais informações podem ser obtidas através dos telefones 265 532 402 e 934 581 581 ou do endereço geral@tas.pt.

No dia 4, das 10h00 às 12h00, o auditório do Ninho de Novas Iniciativas Empresariais de Setúbal, no primeiro piso do Mercado do Livramento, acolhe uma oficina de teatro dirigida a crianças entre os 4 e os 12 anos, conduzida por Olavo Nóbrega. As inscrições para a iniciativa, com um custo de cinco euros, organizada pela Água Ardente - Produções Teatrais, podem ser feitas nos contactos 964 061 182 e a.ardente@gmail.com.

No período da tarde, entre as 15h00 e as 19h00, Olavo Nóbrega dinamiza uma oficina de teatro para maiores de 16 anos, com inscrição no valor de dez euros.

O Teatro do Elefante promove nos dias 7, 14, 21 e 28, entre as 17h30 e as 19h30, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, para maiores de 18 anos, os workshops "Imagem Digital no Teatro", com a formadora Rita Sales, e "Iniciação ao Figurino", dinamizado por Sofia Rodrigues. A inscrição, gratuita, limitada à lotação do grupo, deve ser feita em 927 751 881 ou elefante@teatrodoelefante.net.

Nos dias 14 e 16, entre as 14h00 e as 17h00, José Maria Dias, diretor do Teatro Estúdio Fontenova, conduz o workshop "A Máscara na Interpretação de uma História", para maiores de 15 anos. As inscrições, com o custo de 15 euros, podem ser efetuadas no telefone 265 233 299 ou no endereço tef@sapo.pt.

José Nobre é o formador num workshop de teatro, para maiores de 14 anos, organizado em parceria com a Câmara Municipal, a decorrer nos dias 18, 19, 25 e 26, das 16h00 às 18h00, na Galeria Municipal do Banco de Portugal. As inscrições custam cinco euros por sessão e podem ser feitas em 966 587 771 ou zlnobre@gmail.com.

O programa inclui ainda espetáculos de teatro gratuitos nas escolas da rede pública do concelho, bem como a distribuição de um brinquedo de papel alusivo ao Dia Mundial do Teatro a alunos dos jardins de infância e do 1.º ciclo do ensino básico da rede pública.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign