22 de Outubro de 2017
13º
max. 21º
min. 10º
notícias
iniciativas em destaque
património 09 de Setembro de 2013
Tesouros de Setúbal em nova galeria

Parte do acervo do Museu de Setúbal que inclui o Retábulo da Igreja do Convento de Jesus inaugura, no dia 15, a Galeria Municipal do Banco de Portugal, criada após obras de adaptação conduzidas pela Autarquia.

O edifício, localizado na Avenida Luísa Todi e caracterizado pela arquitetura financeira do século XX, abre as portas à população no Dia de Bocage e da Cidade, a 15 de setembro, às 11h30, com a exposição “Tesouros do Museu de Setúbal/Convento de Jesus”, patente no mais recente espaço municipal, adaptado às funções de galeria de arte.

Um espólio de Arte Sacra e Arte Contemporânea, com diversas peças e utensílios, pinturas e esculturas, fica exposto no imóvel reabilitado pela Autarquia, durante a fase de obras de requalificação e modernização do Convento de Jesus, património arquitetónico religioso onde funciona o Museu de Setúbal.

De todos os tesouros em exposição, o Retábulo da Capela-Mor da Igreja do Convento de Jesus, obra-prima da pintura quinhentista em Portugal, está em destaque na sala principal térrea, onde podem ser vistos os 14 painéis, datáveis de 1517/19 a 1530, trabalho atribuído à oficina de Jorge Afonso.

Com uma disposição narrativa em três séries – “A Paixão de Cristo”, “A Infância de Jesus” ou “As Alegrias da Virgem” e “Santos Franciscanos” – o Retábulo terá sido encomendado pela rainha D. Leonor, mulher de D. João II.

Numa sala dedicada à Arte Sacra ficam expostas obras do acervo com maior destaque histórico e valor patrimonial, abrangendo peças das artes plásticas e das artes decorativas, entre os séculos XIV e XIX.

Também a pintura e a escultura têm espaços próprios, dedicados às obras de pintores naturais de Setúbal, sobretudo dos séculos XIX e XX, e à escultura contemporânea, dos séculos XIX ao XXI, que apresenta diversas vertentes artísticas.

Ao longo dos 50 anos de existência, o Museu de Setúbal tem recebido bens originários do Convento de Jesus, coleções da Câmara Municipal, depósito de bens culturais móveis da Santa Casa da Misericórdia de Setúbal, doações e legados particulares, entre outros, o que constituiu o atual acervo.

Já o espólio arqueológico provém, essencialmente, de intervenções efetuadas em épocas distintas no centro histórico da cidade e no Convento de Jesus.

A exposição pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 11h00 às 14h00 e das 15h00 às 18h00, aos sábados, das 11h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00. A Galeria Municipal do Banco de Portugal funciona também ao domingo, entre as 14h00 e as 18h00.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign