18 de Outubro de 2017
17º
max. 18º
min. 14º
notícias
iniciativas em destaque
evocação 04 de Fevereiro de 2015
Tocha da Liberdade luz em Setúbal

A Tocha da Liberdade e da Paz, que percorre a Europa para assinalar simbolicamente os 70 anos da libertação do campo de concentração Auschwitz-Birkenau, passa por Setúbal no dia 9, de manhã, num percurso que culmina na Praça de Bocage.

A iniciativa atravessa o continente europeu a partir de um convite da Federação Internacional de Resistentes, à qual a URAP – União de Resistentes Antifascistas Portugueses, a Câmara Municipal de Setúbal e a União de Sindicatos de Setúbal se associam para promover localmente o evento.

“É importante termos disponibilidade para retermos o pleno significado desta tocha”, frisou o vereador da Autarquia sadina Pedro Pina, durante a apresentação da iniciativa em Setúbal, realizada no dia 4, na Casa da Cultura.

“A Câmara Municipal considera fundamental perpetuar a memória, entre todas as gerações, da intolerância e barbárie que o regime nazi infligiu a milhões de pessoas”, salientou.

Américo Leal, da URAP, recordou que “o povo português também sofreu com a II Guerra Mundial”, uma vez que “Salazar colaborou com a Alemanha nazi ao enviar produtos alimentares. Em Coimbra e no Alentejo, por exemplo, o povo veio para as ruas a exigir o fim do racionamento que, por aquele motivo, havia sido imposto”.

Américo Leal lembra-se “das mulheres que às três e às quatro da manhã iam para filas enormes só para poder ter pão”, uma entre várias recordações marcantes de um período que, para o dirigente, “foi ontem”.

Já Luís Leitão, da União de Sindicatos de Setúbal, complementou que o Estado Novo foi conivente com o regime nazi em vários outros aspetos, como “no envio de volfrâmio”.

A marcha da Tocha da Liberdade e da Paz em Setúbal tem início no dia 9, às 07h00, no estaleiro da Lisnave localizado na Mitrena. “É a presença de um objeto altamente simbólico num local cheio de significado para o concelho de Setúbal, representativo do trabalho e da luta contra a injustiça”, reforçou o vereador Pedro Pina.

Da Lisnave, a tocha segue para a EB+S Lima de Freitas, onde estará presente às 08h20, dando início a um périplo por vários estabelecimentos de ensino do concelho de Setúbal, nomeadamente a EB+S Ordem de Sant’Iago, a EB Luísa Todi e a EB Barbosa du Bocage.

No fim deste percurso, na Secundária Sebastião da Gama, onde a tocha está prevista chegar às 11h00, a marcha abandona os veículos automóveis, se as condições atmosféricas o permitirem, e deve seguir a pé, a passo de corrida, em direção a uma receção preparada nos Paços do Concelho, localizados na Praça de Bocage.

Após discursos evocativos da data e do simbolismo do evento, previstos para as 12h00, segue-se, na Praça de Bocage, uma largada de pombas da paz.

A Tocha da Liberdade e da Paz passa por vários locais de Portugal até 15 de fevereiro.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign