21 de Outubro de 2017
14º
max. 21º
min. 13º
notícias
iniciativas em destaque
janeiras 07 de Janeiro de 2013
Tradição cantada ao Executivo

O átrio dos Paços do Concelho encheu-se de público, no dia 4 ao final da tarde, para ouvir cantar as Janeiras, numa atuação dedicada ao Executivo municipal.

O grupo Toquivozes, da Sociedade Filarmónica Providência, cantou os temas “Boas noites”, música tradicional beirã, “À meia-noite ao luar”, canção académica da Estudantina da Universidade de Coimbra, e “Pela estrada fora”, composição do diretor musical daquela banda azeitonense, Nuno Rafael Silva.

“A ideia foi fazer uma surpresa ao executivo municipal em forma de prenda musical”, frisou Nuno Rafael Silva, apontando os laços estreitos que ligam a banda que dirige à Autarquia, relação em que “cada um sabe sempre que pode contar com a outra parte”, destacou.

O Grupo Coral Alentejano Amigos do Independente dedicou o tema “Setúbal cidade linda” à cidade, apresentando também “O menino”, moda própria da quadra natalícia, terminando a atuação com “As Janeiras”, música originária de Aljustrel, adaptada com versos próprios.

O presidente deste grupo de cante alentejano, Possidónio Chitas, enalteceu igualmente a boa relação mantida com a Câmara Municipal e com Setúbal, “local onde funciona a sede da instituição há trinta anos” e onde o conjunto se sente “tão bem ou até melhor do que no Alentejo”, frisou.

Possidónio Chitas expressou ainda o desejo de que o cante alentejano seja distinguido como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco, candidatura em curso, já que representa tanto para os alentejanos como o Fado para os lisboetas

A presidente da Câmara Municipal, Maria das Dores Meira, acompanhada pela vereadora dos Recursos Humanos, Carla Guerreiro, e pela presidente da Junta de Freguesia de S. Lourenço, Celestina Neves, aplaudiu as atuações, apelando aos grupos que “nunca deixem morrer estas belas tradições”.

Maria das Dores Meira salientou a satisfação e o orgulho em receber os grupos, enquanto representante de 120 mil pessoas, expressando votos de bom ano novo a todos os presentes, brindados com moscatel de honra e bolo-rei.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign