24 de Outubro de 2017
11º
max. 26º
min. 10º
notícias
iniciativas em destaque
lazer 28 de Agosto de 2014
Tradição dá festa em Vila Fresca

As tradições religiosas e as cavalhadas à antiga portuguesa marcam a Festa de Nossa Senhora da Saúde, certame a decorrer em Vila Fresca de Azeitão entre os dias 5 e 7 de setembro.

A festividade religiosa, com origem em 1723, decorre num recinto instalado junto da Igreja de São Simão e tem início agendado para dia 5, com a abertura oficial do arraial às 22h00, num desfile em que atua a banda da Sociedade Filarmónica Providência.  

A Festa de Nossa Senhora da Saúde, organizada numa parceria da Sociedade Filarmónica Providência com a Paróquia de São Simão, com os apoios da Câmara Municipal de Setúbal, da Junta de Freguesia de Azeitão e de outras entidades, inclui ainda na noite de abertura um espetáculo por Jorge Nice.

As cavalhadas à antiga portuguesa, prova equestre com origem no século XVIII, onde um conjunto de cavaleiros se esforça por acertar com um varão numa argola pendurada a alguns metros de altura, realizam-se no dia 6, às 16h00, naquele que é um dos principais atrativos do certame.

O evento, organizado pelo Centro Equestre Quinta do Ervideiro, no qual participam habitualmente cerca de duas dezenas de cavaleiros, de diferentes gerações e de vários pontos da região, decorre na denominada Estrada do Rio, via perpendicular à Estrada Nacional 10.

O programa do segundo dia da festa inclui ainda as atuações do grupo de música tradicional ToquiVozes, às 21h30, e da Orquestra Ligeira Bohémia da Sociedade Filarmónica Providência, meia hora depois. A fechar a noite, às 23h00, há animação musical pelo Grupo de Baile de Azeitão.

No dia 7, festividades começam logo pela manhã, às 11h00, com uma aula de ginástica dinamizada pela Sociedade Filarmónica Providência. Da parte da tarde, a partir das 16h00, há uma missa e uma procissão solene que percorre as ruas de Vila Fresca de Azeitão.

No terceiro e último dia da Festa de Nossa Senhora da Saúde, o duo Júlio & Tony proporciona uma animação de baile às 18h00, momento que se repete ao final da noite, às 23h00. Pelo meio, com início às 21h30, há um concerto pela banda da Sociedade Filarmónica Providência.

O programa da festividade religiosa inclui no dia 4, às 21h00, um terço rezado em honra de Nossa Senhora da Saúde, momento repetido no dia 6, à mesma hora, a par de uma missa pela alma dos festeiros falecidos, a 5, às 21h00, e a missa Natividade Nossa Senhora, a 8, às 18h00.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign