11 de Dezembro de 2017
10º
max. 16º
min. 7º
notícias
iniciativas em destaque
fórum 23 de Março de 2016
Treinadores partilham treino desportivo

Reflexões, análises e debates sobre variadas temáticas do treino desportivo centraram atenções ao longo de dois dias, no Fórum de Treinadores de Futebol/Futsal, em Setúbal, evento finalizado no dia 22 e que ficou marcado por uma sentida homenagem ao setubalense Quinito.

Várias gerações de treinadores, a par de jovens aspirantes à profissão, partilharam experiências e refletiram sobre algumas das mais atuais temáticas do treino desportivo na quinta edição do encontro da Associação Nacional de Treinadores de Futebol, este ano realizado no Fórum Municipal Luísa Todi.

“Consagrados e promessas, mais novos e menos novos, todos saem daqui a saber mais e com mais experiência de Setúbal e, por isso, espero que voltem sempre, e não apenas para jogar”, afirmou a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, no encerramento do evento.

Rendimento e alto rendimento no futebol, medicina desportiva, tecnologia ao serviço do futebol e o treinador no contexto da seleção nacional foram alguns dos temas em destaque no encontro, que incluiu, além das atividades no Luísa Todi, workshops em equipamentos desportivos da cidade.

A autarca, num elogio à iniciativa integrada no calendário de eventos de Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016, afirmou que “estes dois dias de debate foram, para todos, absolutamente proveitosos e que daqui levam mais conhecimento e mais experiência que, de todos, fará melhores técnicos”.

Maria das Dores Meira fez questão de partilhar com o público a importância da cidade sadina no mundo desportivo, urbe que “deu e recebeu ao longo dos anos nomes tão importantes do futebol português, sobretudo ao serviço do glorioso Vitória Futebol Clube”.

Félix Mourinho, Fernando Vaz, José Maria Pedroto, Fernando Tomé, Jacinto João e, claro, José Mourinho, foram algumas das personalidades citadas pela autarca. “Setúbal orgulha-se também de ser uma cidade de futebol, de grandes jogadores e treinadores especiais, ou, na versão original, de ser a cidade do Special One.”

“O Treinador no Contexto da Seleção Nacional” deu tema ao último painel do encontro de treinadores, sessão com os técnicos Paulo Bento, Nelo Vingada e José Couceiro, a par do espanhol Jesús Candelas, que partilharam a visão e experiência ao serviço de seleções nacionais.

Antes, o 5.º Fórum de Treinadores de Futebol/Futsal recebeu o momento mais emocionante da tarde, com o público presente no Fórum Municipal Luísa Todi a ovacionar de pé o ex-treinador setubalense Quinito, afastado do mundo do futebol desde 2009, após a morte do filho.

Joaquim Lucas Duro de Jesus, conhecido no mundo do futebol como Quinito, foi uma das individualidades homenageadas pela Associação Nacional de Treinadores de Futebol, que distinguiu também José Augusto e os setubalenses Mário Narciso, treinador da seleção portuguesa de futebol de praia, e José Mourinho.

“Vivíamos o futebol 24 horas por dia, não víamos crescer os filhos. Não ouvi o meu filho dizer pai pela primeira vez, não vi o meu filho aprender a andar de bicicleta, não o abraçava todos os dias, passavam-se meses que não o abraçava e ele agora não está cá. A culpa é do futebol, há um certo divórcio”, afirmou Quinito, emocionado.

A homenagem feita juntou em palco alguns amigos de longa data, como Jaime Pacheco, Henrique Calisto, Neca, Silvino, Domingos Paciência e o presidente da Associação Nacional de Treinadores de Futebol, José Pereira. Todos, sem exceção, o aplaudiram de pé.

“Não esperava uma homenagem destas. Vai dar-me força para tentar tirar a culpa um pouco de mim. Tive um menino maravilhoso, que na realidade não conheci. O futebol saiu-me caro”, reconheceu Quinito, decidido a limpar “o sentimento de culpa e chutar a bola para a frente”.

O Fórum de Treinadores de Futebol/Futsal, com palestras e workshops práticos, constituiu um ponto de encontro para o debate e a partilha de algumas das mais atuais temáticas na área do treino desportivo, no qual marcou presença um conjunto alargado de individualidades do panorama futebolístico.

Fernando Santos, selecionador nacional, José Peseiro, técnico do Futebol Clube do Porto, Lito Vidigal, do Futebol Clube Arouca, e Pedro Martins, do Rio Ave Futebol Clube, foram alguns dos participantes, a par de Paulo Bento, António Oliveira, Nuno Espírito Santo, Domingos Paciência, José Couceiro, Jaime Pacheco e Rui Quinta.

ferramentas
notícias relacionadas
mais recentes
+ lidas
APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign