18 de Outubro de 2017
17º
max. 20º
min. 14º
notícias
iniciativas em destaque
seminário 02 de Fevereiro de 2016
Treino de futebol em formação

A Globalização e a Interdisciplinaridade no Treino de Futebol” deu tema a um seminário realizado no dia 30, ao longo de todo o dia, no Cinema Charlot – Auditório Municipal, iniciativa integrada no programa de Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016.

O encontro, impulsionado pela empresa Edugep e pela Associação de Futebol de Setúbal, foi dinamizado no âmbito do calendário de eventos desportivos que a Câmara Municipal proporciona ao longo do ano, neste caso na vertente programática Conhecimento/Qualificação.

A sessão de abertura do seminário contou com intervenções do presidente da Associação de Futebol de Setúbal, Joaquim Sousa Marques, do diretor da Edugep, António Gonçalves, do vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Carlos Coutada, e do vereador da Autarquia Manuel Pisco.

O autarca, que elogiou a realização do seminário em Setúbal, realçou a importância do encontro para debater a importância da formação contínua ao longo da vida dos profissionais da área do treino de futebol e cujos temas, globalização e interdisciplinaridade, são de capital relevância.

O seminário incluiu os painéis “Treino de Liderança e Desenvolvimento de Equipas”, por Pedro Almeida, professor do Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, e “Competências Primordiais no processo de formação dos jovens”, por João Tralhão, treinador da equipa sub-19 do Sport Lisboa e Benfica.

A última intervenção do período da manhã esteve a cargo do treinador Mariano Barreto, que abordou o tema “A importância da Formação de Jogadores para o Futebol Profissional”.

O encontro retomou com “A Formação de Treinadores”, por Mário Moreira, diretor do departamento de Formação e Qualificação do Instituto Português do Desporto e Juventude, e o “Treino de Guarda-redes e o Guarda-redes no Jogo”, por Nuno Santos, técnico da Federação Canadense de Futebol.

Já “A Ética no Desporto” foi abordada por Rui Carvalho, professor e formador, enquanto “Treino de Futebol num Contexto de Globalização” foi explorado pelo treinador João de Deus.

O seminário, que juntou profissionais da área do treino do futebol de todo o país, entre treinadores, professores e dirigentes, constituiu uma ação creditada pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, com a atribuição de 1.4 unidades de crédito para a formação contínua de treinadores.

ferramentas
notícias relacionadas
mais recentes
+ lidas
APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign