23 de Outubro de 2017
11º
max. 26º
min. 10º
notícias
iniciativas em destaque
fado 10 de Fevereiro de 2014
Trio de fadistas ruma à final

Francisco Valentim, Joana Lança e Maria de Jesus Ferreirinha são os primeiros fadistas a garantir presença na final do VI Concurso de Fado Amador de Setúbal, apurados na primeira semifinal, realizada no dia 8 à noite, na Capricho Setubalense.

Num serão com casa praticamente esgotada, que se prolongou durante cerca de três horas e que contou com a atuação da fadista Deolinda de Jesus, subiram ao palco os primeiros nove dos 18 fadistas selecionados para as semifinais da prova.

Francisco Valentim, do Alandroal, 45 anos, Joana Lança, Setúbal, 16, e “Bia”, como é conhecida Maria de Jesus Ferreirinha, de Grândola, 55 anos, destacaram-se entre os fadistas amadores que procuraram reservar um lugar na gala final da prova organizada pela Câmara Municipal de Setúbal e pela Sociedade Musical Capricho Setubalense.

Custódio Magalhães, na guitarra portuguesa, e Vítor Pereira, na viola, voltam a acompanhar os fadistas na próxima semifinal, agendada para o dia 15, novamente a às 21h30, na Capricho Setubalense. As entradas são a três euros, com direito a uma bebida.

Nesta semifinal, de apuramento dos três restantes finalistas, participam André Gomes, de Sintra, 24 anos, Cecília Silva, Setúbal, 48, Elvira Roldão, Abrantes, 47, João Magalhães, Setúbal, 44, Joaquim Grilo, Montemor-o-Novo, 44 anos, Marília Pais, Setúbal, 26, Raul Fernandes, Costa de Caparica, 34, Sara Pacheco, Barreiro, 23, e Sónia Colaço, Setúbal, 28.

O júri responsável pela avaliação das prestações dos fadistas amadores é presidido por João Pereira Bastos. A equipa de jurados é ainda constituída pela fadista Deolinda de Jesus, em representação da Capricho Setubalense, e Inga Oliveira, da Rádio Amália, estação que se associa ao evento como media partner.

A gala final, com a participação de seis fadistas, está marcada para o dia 22, também na Capricho Setubalense, num serão com jantar a partir das 20h00 e atuação dos concorrentes às 22h00. O público interessado em assistir paga 13,50 euros, mediante reserva pelo telefone 265 522 327 ou pelo endereço capricho.setubalense@gmail.com.

O concurso, patrocinado pela Fundação Buehler-Brockhaus, conta também com os apoios da Junta de Freguesia de Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra e da Gasvari.

Na final da prova estão em disputa dois galardões, um atribuído pelo júri e outro por votação do público. Além de prémios pecuniários, os vencedores ganham um fim de semana para duas pessoas no Hotel do Sado e passam a integrar o cartaz de espetáculos da Feira de Sant’Iago, um dos maiores certames regionais do Sul do País.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign