24 de Outubro de 2017
16º
max. 26º
min. 11º
notícias
iniciativas em destaque
requalificação 22 de Março de 2013
Troino reabilitado ganha nova vida

A importância da reabilitação de mais uma área do centro histórico de Setúbal foi destacada pela presidente da Câmara Municipal, Maria da Dores Meira, no dia 21, à tarde, na inauguração de um conjunto de intervenções urbanísticas executadas no Bairro do Troino.

“Este é mais um passo de extrema importância e relevante significado para a requalificação da cidade, em particular na zona histórica. Foi um trabalho complexo mas foi possível reabilitar um espaço com uma grande história e tradição”, sublinhou a autarca na cerimónia realizada em pleno Bairro do Troino.

Maria das Dores Meira, manifestando “grande satisfação e orgulho” pela concretização da obra, apontou a “reabilitação das infraestruturas básicas e a criação de novas zonas de fruição e convívio criadas no espaço público” como alguns dos principais benefícios para moradores e comerciantes.

O projeto “Requalificação e Revitalização Urbana do Bairro do Troino Nascente”, incluída no ReSet – Programa de Regeneração Urbana do Centro Histórico de Setúbal, realizado por fases numa área superior a 10 mil metros quadrados, representa um investimento global de 919 mil e 317,94 euros.

A intervenção naquela área de Setúbal foi executada com o apoio de fundos comunitários no valor de 597 mil e 556,66 euros, montante canalizado através do PORLisboa – Programa Operacional Regional de Lisboa, ao abrigo do QREN – Quadro de Referência Estratégico Nacional.

As intervenções incluíram a substituição total das redes de esgotos e abastecimento de água e a reformulação integral do sistema de drenagem de águas pluviais, medida que soluciona vários problemas relacionados com inundações que afetavam a zona.

A construção de novas infraestruturas de arruamento e a colocação de pilaretes foi outra das ações dinamizadas no bairro típico setubalense, operação que permite controlar o estacionamento abusivo verificado nas ruas, dando primazia à circulação pedonal.

A reformulação do espaço público, com a criação e o apetrechamento de zonas de estadia com diverso mobiliário urbano, permitindo, assim, um maior convívio para a população, foi outro dos objetivos concretizados neste projeto de reabilitação urbana, que incluiu, igualmente, o reforço da iluminação, com o intuito de melhorar a segurança da área.

“Valeu a pena os constrangimentos que os moradores e comerciantes passaram durante o tempo de execução da obra. Hoje, vivem e trabalham num bairro melhor, com melhores condições de usufruto e de desenvolvimento de variadas atividades económicas”, vincou Maria das Dores Meira.

Numa empreitada complementar, a Câmara Municipal de Setúbal reabilitou ainda a Praça Teófilo Braga, ação que visou a modernização daquele espaço com a introdução de elementos urbanos de expressão contemporânea, preservando, contudo, os traços gerais e as manifestações históricas ali existentes.

As intervenções, orçadas em 73 mil e 651,13 euros, incluíram a demolição de alguns dos muros existentes na área central da praça, ação que permitiu eliminar barreiras arquitetónicas e reforçar as condições de usufruo para a população, a redefinição das áreas ajardinadas existentes e o reforço da iluminação pública.

Já os muros situados no perímetro exterior da Praça Teófilo Braga, mantidos para conservar uma barreira de proteção de forma a evitar o estacionamento desordenado na zona, foram alvo de operações de conservação e reparação pontual.

Os trabalhos visaram, igualmente, a reabilitação do pavimento existente, a manter em calçada portuguesa, e a limpeza do Chafariz do Sapal, elemento histórico mandado construir pelo Senado da Câmara da Vila de Setúbal em 1697 e classificado como Monumento de Interesse Público desde 1977, agora apetrechado com novos focos de iluminação.

Na cerimónia de inauguração das obras, a presidente da Câmara Municipal de Setúbal lançou um apelo a proprietários e moradores para a reabilitação do edificado. “Este é o próximo passo. Muitos prédios já estão recuperados e a Autarquia está disponível para apoiar tecnicamente os trabalhos que venham a ser necessários noutros imóveis e a ceder alguns materiais”, sublinhou.

Maria das Dores Meira anunciou ainda a intenção apresentar a um próximo quadro comunitário uma candidatura para continuar a reabilitação da zona mais a poente do Bairro do Troino.

“A recuperação do centro histórico é uma aposta nossa. São espaços com história e tradição, com muito significado para as populações”, frisou. “Em contraciclo com estes tempos difíceis que nos assolam, a Câmara Municipal de Setúbal consegue dinamizar mais esta grande obra que materializa mais qualidade de vida para os munícipes.”

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign