18 de Outubro de 2017
16º
max. 20º
min. 14º
notícias
iniciativas em destaque
ecoturismo 09 de Outubro de 2012
Turismo celebra a natureza

Observação de aves, fotografia, passeios variados e palestras são algumas das atividades em destaque na ObservaNatura 2012, certame que decorre nos dias 13 e 14, na Herdade da Mourisca.

A iniciativa, já na quarta edição, é dedicada ao turismo ornitológico, uma modalidade do turismo de natureza com destaque para a observação de aves, direta ou com recurso a binóculos ou telescópios de campo, numa organização do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, da Reserva Natural do Estuário do Sado e da Troia Natura, em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal, entre outras entidades.

Ponto de encontro de agentes ligados ao turismo da natureza, na Herdade da Mourisca estão montados quarenta stands para expositores de associações, empresas e outras entidades do setor, além de instituições públicas.

O espaço, a funcionar a partir às 10h00, com encerramento às 19h00 no dia 13 e às 18h00 a 14, dispõe ainda de duas áreas de restauração, uma com serviço de almoços junto da Casa do Pão, a outra uma esplanada perto do Moinho de Maré.

Passeios de charrete na herdade, de jipe e em barcos de pescadores, bem como caminhadas às salinas são outras atividades do programa da feira ObservaNatura 2012.

Na Herdade da Mourisca é possível frequentar minicursos, a decorrer no Moinho de Maré, para aperfeiçoamento das técnicas associadas à observação de aves, sobre Iniciação ao Digiscoping, Anilhagem, Identificação de Rapinas, Decifrando os Nomes Científicos, Esboçar no Campo – fieldsketching, Monitorização de Aves Aquáticas, Caixas-Ninho para Aves Agrícolas e Florestais e ainda Aves e Arqueologia.

No 13, às 10h30, no Moinho de Maré, sete operadores turísticos dos mercados holandês, inglês e belga participam numa ação de speedtrading destinada a possibilitar uma bolsa de contactos aos agentes de turismo nacionais, nomeadamente agentes de animação turística, agências de viagens e empreendimentos turísticos. A iniciativa possibilita que cada agente inscrito tenha um contacto de 15 minutos com o operador selecionado.

Durante os dois dias da ObservaNatura decorrem palestras que abordam temas relativos à observação e preservação ornitológica, turismo em áreas protegidas e compatibilização entre as atividades humanas e conservação da natureza, bem como a apresentação dos resultados de uma observação contínua do Parque Natural da Arrábida desde agosto de 2010.

O certame conta também com a apresentação de um documentário sobre o estuário do Sado e as aves que o povoam, de um filme de Jose del Hoyo sobre as aves do mundo, bem como curtas-metragens sobre a natureza da autoria de realizadores espanhóis.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign