17 de Julho de 2018
17º
max. 28º
min. 15º
notícias
iniciativas em destaque
encontro 12 de Abril de 2018
Turismo e desporto crescem juntos

A relação entre o crescimento do turismo em Setúbal e o desenvolvimento da prática desportiva foi destacada na manhã de dia 12 pela presidente da Câmara Municipal, Maria das Dores Meira, num congresso realizado no Instituto Politécnico de Setúbal. 

A autarca, a discursar na sessão de abertura do Congresso Internacional “Turismo Ativo, Desporto, Natureza e Sustentabilidade”, garantiu que Setúbal “tudo tem feito para valorizar e incentivar as práticas desportivas conjugadas com um turismo ativo na natureza”.

O rio Sado e a Serra da Arrábida oferecem “condições naturais excecionais” e são “importantes fatores de desenvolvimento do desporto e do turismo locais”, pelo que a autarquia “tem trabalhado muito nos últimos anos para evidenciar estas capacidades”.

O estatuto de Cidade Europeia do Desporto alcançado em 2016 foi apontado como exemplo deste esforço, tendo em conta a visibilidade que deu a Setúbal e as “fortes marcas” que deixou para a criação de novos hábitos desportivos.

A autarca revelou dados que confirmam que, em resultado de fatores como a procura para a prática desportiva e para a fruição de espaços naturais de grande beleza, o turismo em Setúbal “tem crescido como nunca cresceu”.

Em 2017, a Casa da Baía, um dos cinco postos de turismo municipais, recebeu 135.496 visitantes, o que se traduz num aumento de 144 por cento em relação a 2016, quando se registaram 55.329 visitantes.

O Moinho de Maré da Mourisca acompanhou este crescimento, com um total de 84.585 visitantes em 2017, face aos 39.869 de 2016, o que corresponde a um crescimento de 112 por cento.

A maioria dos turistas atendidos nos postos municipais em 2017 é proveniente de Espanha, país que representa 23 por cento do número total. Em segundo lugar surgem os franceses, com 22 por cento.

Outro indicador do aumento crescente da procura de Setúbal por parte de turistas revela que as dormidas na hotelaria local aumentaram de 225.022, em 2016, para 237.777, em 2017. As pernoitas de cidadãos estrangeiros cresceram 13 por cento, graças às 112.243 dormidas em 2017, contra as 99,179 no ano anterior.

“Somos uma das regiões do país com o crescimento turístico mais sustentando, a região onde há ainda muito por conhecer e explorar, com a plena consciência de que temos de promover este desenvolvimento sempre com os olhos postos na sustentabilidade e na proteção dos nossos preciosos recursos naturais”, destacou Maria das Dores Meira.

Já o presidente do Instituto Politécnico de Setúbal, Pedro Dominguinhos, sublinhou, também na sessão de abertura do congresso, a importância de a instituição de ensino criar investigação através de equipas multidisciplinares, com o envolvimento dos estudantes, sobre turismo, desporto e sustentabilidade.

Além disso, garantiu que o IPS, que já oferece formação na área do desporto, está “profundamente empenhado em agarrar o desafio” de apostar em oferta no turismo, tendo em conta as necessidades da região e do país nesta matéria.

“Turismo Ativo, Desporto, Natureza e Sustentabilidade” é o tema da edição 2018 do CITADNS, evento anual realizado alternadamente em Portugal e em Espanha, numa parceria entre o IPS e a Universidade de Las Palmas de Gran Canaria, com o apoio, entre outras entidades, da Câmara Municipal de Setúbal.

Cerca de três centenas de congressistas nacionais e estrangeiros, entre investigadores, académicos, estudantes, autarcas, especialistas e profissionais do desporto, do turismo e do lazer refletem, entre hoje e amanhã, no IPS, sobre a crescente importância do turismo e da difusão de produtos turísticos resultantes da relação entre o desporto e o turismo, nomeadamente o turismo ativo.

O debate é promovido através da apresentação de estudos, de investigações concluídas, de experiências genuínas e simbólicas e de exemplos de boas práticas académicas e profissionais.

Os participantes divulgam artigos científicos originais, abordando revisões do estado da arte e novas perspetivas de investigação, soluções ou aplicações para problemas reais, trabalhos empíricos ou de avaliação, em diversas áreas relacionadas com o tema em análise.

Os artigos apresentados no CITADNS’2018 são depois publicados na Revista Acción Motriz da Asociación Científico Cultural en Actividad Física y Deporte.

O encontro decorreu no dia 12 até às 18h30 e no dia 13 entre as 09h30 e as 20h00, com diversas mesas redondas e sessões plenárias e paralelas, além de uma tertúlia sobre “Turismo e Desenvolvimento”, por Licínio Costa, no dia 13, às 20h00.

O último dia do evento,a 14, foi dedicado a um programa social que inclui um périplo turístico pelo distrito de Setúbal, com degustação de produtos regionais e prova de vinhos.

outros sites

anterior

anterior

Informação Municipal
Setúbal pode ficar mais perto de si por correio, telemóvel ou por e-mail.
imagem da semana

vídeo da semana
associativismo
APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign