22 de Outubro de 2017
13º
max. 21º
min. 10º
notícias
iniciativas em destaque
turismo 03 de Março de 2016
Turismo une Setúbal e Extremadura

O concelho de Setúbal e a região da Extremadura, de Espanha, apresentaram no dia 3, ao final da manhã, na BTL – Feira Internacional de Turismo, em Lisboa, um acordo de colaboração para o desenvolvimento de parcerias no setor do turismo.

Em destaque esteve a apresentação de uma nova oferta turística, uma rota motard a ligar as duas regiões, através da qual se propõe a descoberta de algumas das melhores sugestões paisagísticas, culturais e gastronómicas ao longo do trajeto.

A génese do projeto, a desenvolver pelos operadores turísticos português Taking U There e espanhol L&P Travel, está no intercâmbio institucional registado entre o município de Setúbal e a Direção-Geral de Turismo da Junta da Extremadura no decurso da edição de 2015 do Festival Ibérico do Vinho, organizado pelo concelho sadino.

“Temos hoje perfeito entendimento mútuo, com diálogo permanente, intercâmbios comerciais e investimento empresarial em ambos os sentidos”, realçou a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, acerca da parceria ibérica, durante a apresentação realizada no pavilhão da BTL da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa.

A autarca setubalense destacou que a proximidade das duas regiões favorece o desenvolvimento de projetos transfronteiriços com potencial competitivo e interativo, em especial nos segmentos do turismo de natureza, cultural e da gastronomia e vinhos.

“Projetos que queremos que tenham especial enfoque na criação de circuitos e rotas turísticas e na realização de ações de dinamização e de promoção da oferta turística e cultural que caracterizam as duas regiões”, sublinhou.

“Da Montanha ao Mar! (Da Extremadura a Setúbal)” é o primeiro produto turístico que responde precisamente aos objetivos destacados por Maria das Dores Meira.

A implementar em breve, trata-se de uma rota pensada para motociclistas, de ligação de Madrid a Lisboa em oito dias, com a particularidade de atravessar as paisagens e monumentos mais impressionantes que se podem encontrar ao longo do percurso, como os Valles del Jerte e Ambroz, a aldeia do Piódão e, naturalmente, a Serra da Arrábida e a baía de Setúbal.

“Apresentar juntamente com Setúbal uma rota motard que unirá os territórios, além de ser uma excelente ideia, não é mais do que uma metáfora do que é, foi e sempre será o excelente entendimento, cooperação e trabalho em comum entre dois territórios acostumados a lutar e a trabalhar muito para alcançar os seus objetivos”, frisou o diretor-geral de Turismo da Junta de Extremadura, Francisco Martín Simón.

“Esta é uma rota que unirá Setúbal e a Extremadura, mas, evidentemente, já é algo mais. Essa rota é o produto do impulso dado em empreendedorismo privado e também o impulso ao trabalho levado a cabo entre a Junta da Extremadura e a cidade portuguesa de Setúbal”, sublinhou.

Francisco Martín Simón recuperou estatísticas oficiais de turismo, que indicam que as dormidas de turistas portugueses em estabelecimentos de hotelaria na região da Extremadura ascendem aos 18,4 por cento em 2014, com um aumento, ainda estimado, de mais 11 por cento em 2015. “Dados importantes a ter em conta”, salientou o representante espanhol.

Ambos os representantes manifestaram o desejo de desenvolver outros projetos no âmbito da dinamização turística mútua nos dois territórios.

“Consideramos essencial que a Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal e a Escola de Hotelaria de Mérida estabeleçam sinergias e contactos no sentido de formalizar projetos ibéricos”, frisou Maria das Dores Meira.

“Um eixo em comum que seguramente iremos potenciar”, reforçou Francisco Martín Simón.

Além da apresentação do acordo de colaboração entre Setúbal e a Extremadura, representantes dos operadores turísticos português e espanhol fizeram uma apresentação detalhada da rota “Da Montanha ao Mar! (Da Extremadura a Setúbal)”.

No final da iniciativa decorreu, também no pavilhão coletivo da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa, na qual Setúbal está representada com um stand, uma degustação de produtos regionais setubalenses e da região espanhola.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign