15 de Dezembro de 2017
max. 16º
min. 8º
notícias
iniciativas em destaque
teatro 26 de Fevereiro de 2014
Um mês de teatro para todos

O Dia Mundial do Teatro, que se comemora a 27 de março, é assinalado em Setúbal ao longo do mês com um conjunto de iniciativas, como espetáculos, oficinas e encontros para todos os públicos.

O primeiro espetáculo do programa, organizado pela Câmara Municipal de Setúbal em parceria com vários agentes culturais do concelho, realiza-se no dia 2, às 11h00, com Teatro para Bebés, pelo Teatro do Elefante, na Sala José Afonso da Casa da Cultura.

Esta ação, para bebés a partir dos 3 meses, repete-se no dia 30, com reservas através do 265 236 168.

Nos dias 4 e 6, Olavo Nóbrega coordena a oficina de teatro “Dar Mãos à Mente”, direcionada a portadores de deficiência mental, entre as 17h30 e as 19h00, no Salão Nobre da Associação de Socorros Mútuos Setubalense.

Esta iniciativa da Água Ardente, Produções Teatrais, regressa num novo encontro destinado a maiores de 16 anos, nos dias 18 e 20. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 965 823 899.

No dia 7, às 21h30, na Sociedade Musicial e Recreativa União Setubalense, é apresentada "Cerimónia da Barcarola do Tormento", uma comédia do Projeto Marca d'Água, com texto, encenação e direção de atores de Olavo Nóbrega.

O ciclo Teatro no Cinema, promovido pelo Teatro Animação de Setúbal e pela Associação Experimentáculo, realiza-se às quintas-feiras, às 21h30, no Teatro de Bolso.

“The Boys in the Band”, de William Friedkin, no dia 6, “The Dresser”, de Peter Yates, a 13, e “The Closer”, de Mike Nichols, a 20, são as sessões agendadas, com entrada a 2 euros.

O teatro e a sétima arte continuam de mãos dadas no dia 13, às 21h30, com o documentário “As Fábulas de La Fontaine”, de Don Kent, na Casa da Cultura.

A exibição do filme, com entrada a 1 euro, integra o ciclo Cinema Cá em Casa.

“Cerimónia da Barcarola do Tormento”, pelo Projeto Marca d’Água, é a peça que sobe ao palco da Sociedade Musical e Recreativa União Setubalense no dia 7, às 21h30, para maiores de 16 anos.

O espetáculo, com entradas a 5 euros, é uma organização Água Ardente, Produções Teatrais.

As comemorações do Dia Mundial do Teatro também estão em Azeitão, ao Auditório da Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense, no dia 8, às 21h30, com a revista “É pá! Não pisem o Zé!”, pelo Perpetuus Grupo Cénico. Com entrada a 8 euros, o espetáculo é dirigido a maiores de 12 anos.

No mesmo dia, às 16h00, estreia “Uma Mão Cheia de…”, para maiores de 4 anos, pelo Teatro Animação de Setúbal, no Teatro de Bolso.

O espetáculo continua durante o mês, aos sábados e domingos às 11h00, com exceção do dia 9, com sessão às 16h00. A entrada tem o preço de 7,5 euros para adultos e 3,5 euros para crianças.

O Teatro de Bolso acolhe nos dias 14 e 15 o espetáculo “Cisnegrama, ou o exercício num palco imaginado”, a partir de textos de Anton Tchekòv, pelo CaixaNegra-coletivo de criação.

As sessões são às 21h30, com bilhetes a 7,5 euros.

O Teatro Estúdio Fontenova apresenta “À espera de Pecúnia”/Crowdfunding Performativa, no dia 15, às 21h30, na Sala José Afonso da Casa da Cultura.

O espetáculo, com ingressos a 4 euros, é destinado ao público maior de 16 anos.

Para os mais pequenos, o Grupo de Animação e Teatro Espelho Mágico apresenta “João Pateta e outras histórias” nos dias 16, 23 e 27, às 11h00, no Cinema Charlot – Auditório Municipal. Os bilhetes para o espetáculo, para crianças com mais de 4 anos, custam 3 euros.

No dia 16, realizam-se outros dois espetáculos, o primeiro deles “A Viagem”, pela SerVivo – Espaço para o Desenvolvimento do Potencial Humano, às 15h30, na Sala José Afonso da Casa da Cultura, peça para maiores de 5 anos, com entradas a 3,5 euros.

Meia hora mais tarde, às 16h00, o Teatro de Bolso recebe o Grupo de Teatro Puzzle, do CAJ/APPACDM de Setúbal, que apresenta “Tábuas da Verdade”, para maiores de 12 anos, com ingressos a 2 euros.

No mesmo local, nos dias 21 e 22, às 21h30, Carlos Alves e Ana Campaniço apresentam “Camarim”, espetáculo para maiores 12 anos, com o preço de 7,5 euros.

A Água Ardente, Produções Teatrais leva ao palco do Fórum Municipal Luísa Todi “Anjos Caídos”, a 22, às 21h30, peça para maiores de 12 anos, com entradas a 5 euros.

O Dia Mundial do Teatro, a 27 de março, começa com uma sessão para escolas da peça “João Pateta e outras histórias”, pelo Grupo de Animação e Teatro Espelho Mágico, às 11h00, no Cinema Charlot – Auditório Municipal.

Às 17h30, há a abertura oficial da Casa do Elefante, na Rua Luís de Camões, 35, seguindo-se, às 18h00, nesse novo espaço do Teatro do Elefante, um encontro, de entrada livre, intitulado “Como (sobre)vive o teatro no contexto político e cultural português atual, marcado pela austeridade”.

O debate é organizado pelo Manifesto em Defesa da Cultura e conta com a presença de Jorge Feliciano, Pedro Penilo e Fernando Casaca, dos núcleos de Almada, Lisboa e Setúbal, Pedro Pina, vereador da Câmara Municipal de Setúbal, e Clementina Henriques, vice-presidente da Confederação Portuguesa das Coletividades.

À noite, às 21h30, sobe ao palco do Fórum Luísa Todi o Teatro A Barraca com “Menino de sua Avó”, espetáculo para maiores de 12 anos.

Os ingressos custam cinco euros e podem ser reservados pelo telefone 265 522 127.

À mesma hora, no Teatro de Bolso, realiza-se a sessão de lançamento e leitura do livro de poesia de Carlos César, seguindo-se a exibição do filme “Afirma Pereira”, para maiores de 12 anos, com entrada livre.

Prestes a chegar ao fim, o programa reserva para os dias 28 e 29, mais um espetáculo de acolhimento no Teatro de Bolso, intitulado “All you need is love”, pelo Teatro Capitão Ventura.

As sessões, às 21h30, a 7,5 euros, são para espetadores com mais de 12 anos.

O monólogo “Florbela Espanca – A Hora que Passa” é apresentado no dia 29, às 21h30, na Sala José Afonso da Casa da Cultura, para maiores de 14 anos.

Neste solo teatral da atriz Lorenna Mesquita, inspirado na vida e obra de Florbela Espanca, o papel da mulher na década de 20 do século passado é questionado, dando lugar à reflexão das mesmas questões à atualidade.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign