18 de Dezembro de 2017
max. 13º
min. 2º
notícias
iniciativas em destaque
mobilização 08 de Março de 2012
União de esforços recupera prédio

A união de esforços de um grupo de moradores está a resultar na recuperação de um prédio na Bela Vista, no âmbito de um novo projeto da Câmara Municipal, que apoia com a cedência de materiais.

A iniciativa do grupo de moradores do número 7 da Avenida Francisco Fernandes é uma das respostas positivas ao desafio lançado pela Autarquia através do Programa Integrado de Participação e Desenvolvimento da Bela Vista e Zona Envolvente, que pretende envolver a população nas decisões e ações locais.

Os moradores, com atividades profissionais variadas, estão a executar este trabalho nas horas de descanso, enquanto, ao som da música de um pequeno rádio, que abafa o barulho das obras, trocam ideias e ajudam-se mutuamente, em ambiente de boa disposição.

“Ontem liguei [para um dos técnicos municipais envolvidos nesta ação] para pedir mais tintas e hoje já as tenho cá. Assim é que é”, comenta Luís Gonçalves, um dos jovens impulsionadores desta iniciativa, antes de voltar a pegar no martelo elétrico, que utiliza para desbastar os degraus da escada de acesso ao prédio.

As obras começaram no topo do prédio e já vão com um bom avanço. Consistem na consolidação de estruturas, conserto de fendas e reparação de escadas. Depois desta intervenção, que deve estar concluída até ao final de março, são executados todos os trabalhos de pintura necessários para mudar a imagem do prédio.

Luís Gonçalves recusa ficar parado no passado e concentra energias para o futuro. “Não podemos ficar à espera que as coisas nos caiam ao colo e se resolvam por si só. É importante envolvermo-nos, sempre com boa vontade e espírito de iniciativa”, salienta.

O Programa Integrado de Participação e Desenvolvimento da Bela Vista e Zona Envolvente incide numa área que engloba os bairros da Bela Vista, Alameda das Palmeiras, Forte da Bela Vista, Manteigadas e Quinta de Santo António.

O objetivo geral é desencadear processos de participação e desenvolver ações que promovam a organização de grupos, envolvendo as pessoas nas decisões e tarefas inerentes à sua execução, formando lideranças e promovendo a mobilização popular.

ferramentas
notícias relacionadas
mais recentes
+ lidas
APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign