16 de Dezembro de 2017
max. 12º
min. 5º
notícias
iniciativas em destaque
exposição 16 de Março de 2015
Valores de Abril em exposição

Dez cartazes com fotografias e textos, expostos desde o dia 14 na Biblioteca Pública Municipal de Setúbal, mostram a importância das conquistas de Abril.

A presidente da Câmara Municipal de Setúbal salientou, na inauguração, que a exposição “Construir a paz com os valores de Abril”, patente até dia 28, “mostra bem o que foi a luta do nosso povo pela democracia, a luta de muitos e muitos antifascistas para estabelecer um regime democrático, para garantir direitos sociais básicos negados ao povo português durante décadas de regime fascista”.

Maria das Dores Meira assinalou que as transformações decorrentes do 25 de Abril de 1974 “melhoraram substancialmente a qualidade de vida dos portugueses”, “instituíram a democracia nas instâncias do poder, nomeadamente no poder local”, “implementaram os direitos de cidadania” e “acabaram com uma guerra colonial”.

A autarca destacou, no entanto, a progressiva perda de diversos direitos sociais dos portugueses na atualidade, para se referir aos perigos de “soluções do passado” no Portugal de hoje e para a “infinita veia expansionista do imperialismo” verificada em vários pontos do globo.

“Por isso é tão importante continuar a falar de paz, continuar a defender os princípios e valores basilares de Abril, que nos trouxeram a democracia, mais progresso, mais bem-estar e paz”, acentuou.

Na inauguração da exposição “Construir a paz com os valores de Abril”, mostra que já percorreu algumas cidades portuguesas, participaram ainda, entre outras individualidades, a presidente do Conselho Português Para a Paz e Cooperação (CPPC), Ilda Figueiredo, e o vereador da Cultura da Câmara Municipal, Pedro Pina.

A mostra, organizada pelo CPPC, com o apoio da Autarquia, de entrada livre, pode ser vista de segunda a sexta-feira das 09h00 às 19h00 e aos sábados das 14h00 às 19h00, na sala de exposições da Biblioteca Pública Municipal de Setúbal.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign