19 de Outubro de 2017
16º
max. 22º
min. 15º
notícias
iniciativas em destaque
encontro 25 de Novembro de 2016
Valores olímpicos em conferência

Os valores que inspiram o movimento olímpico e os desafios que se colocam ao desporto estão em análise numa conferência internacional, a decorrer nos dias 2 e 3 de dezembro, no auditório nobre do Instituto Politécnico de Setúbal.

 

A conferência “Desporto e Educação Olímpica: Realidades e Práticas”, organizada pela Academia Olímpica de Portugal e pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, com o apoio da Câmara Municipal, integra o programa de Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016.

A temática do encontro relaciona-se com os valores essenciais do movimento olímpico, tendo em conta que a inspiração que proporcionam a nível individual e coletivo e em termos do desenvolvimento organizacional, ao mesmo tempo que propõem que o ser humano atinja elevadas performances, na competição e na vida, no respeito pelo próximo, pelas regras e pelos regulamentos.

Estão em causa os valores da excelência, da amizade e do respeito, a partir dos quais o movimento olímpico se move em áreas como desporto, cultura e educação, impulsionando as pessoas para patamares elevados de consideração e respeito.

A conferência internacional pretende valorizar a mensagem olímpica e enriquecê-la através dos diferentes contributos que podem surgir do debate sobre os desafios que se colocam ao desporto como fator de desenvolvimento humano.

No encontro, que debate as temáticas dos Movimentos Olímpico e Paralímpico, de Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016, da Ética no Desporto, da Educação Olímpica e Responsabilidade Social, da Inclusão e da Excelência Desportiva, diversos especialistas portugueses e estrangeiros partilham estudos, investigações, experiências e exemplos de boas práticas.

No dia 2, a conferência tem início às 09h30 com uma sessão de abertura que conta com as intervenções do secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, da presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, e dos presidentes do Instituto Politécnico de Setúbal, Pedro Dominguinhos, do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino, e da Academia Olímpica de Portugal, Luís Gomes da Costa.

O presidente da Associação Pan-Ibérica de Academias Olímpicas, Conrado Durántez, fala, às 10h00, sobre o “Contributo das Academias Olímpicas para o Desenvolvimento Humano e do Desporto: o exemplo das Academias Pan-Ibéricas”, a que se segue, às 11h15, uma apresentação de Rita Nunes, do Comité Olímpico de Portugal, sobre “O Programa Nacional de Educação Olímpica: como transmitir o legado dos Valores Olímpicos às gerações vindouras?”.

“O papel da docência (ou da escola) na transmissão dos valores olímpicos” é o tema apresentado por Nuno Ferro, da Sociedade Portuguesa de Educação Física, a partir das 11h45, a que se segue um período de debate, com início às 12h15.

Da parte da tarde, José Carlos Lima, do Instituto Português do Desporto e Juventude, analisa a “Ética desportiva e espírito olímpico”, a partir das 14h00, e, meia hora mais tarde, Teresa Rocha, da Confederação de Treinadores de Portugal, aborda “A importância da Educação Olímpica na formação de treinadores e técnicos de Desporto em Portugal”.

Após um período de debate, entre as 15h00 e as 15h30, Alberto Reppold Filho, da Universidade Federal de Rio Grande do Sul, faz uma apresentação sobre “O legado dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro”.

O encontro prossegue no dia seguinte, com uma apresentação, agendada para as 11h00, sobre “O papel educativo do Movimento Paralímpico”, por Humberto Santos, do Comité Paralímpico de Portugal, a que se segue, às 11h30, uma intervenção de Paulo Gomes, do Ministério da Educação, sobre “O Desporto Escolar e os Valores Olímpicos: Excelência, Amizade e Respeito”.

Após um período de debate, entre as 12h00 e as 12h30, o diretor da FCAFD-Universidade de Las Palmas Gran Canaria, de Espanha, António González Molina, aborda “A Importância da Formação de Profissionais de Desporto no Contexto da Excelência Desportiva: o caso da FCAFD – ULPGC”.

Da parte da tarde, Ricardo Palma, da Câmara Municipal de Setúbal, apresenta o tema “Educação Olímpica e Autarquias. O exemplo de Setúbal”, a partir das 14h30, a que se segue, meia hora depois, uma abordagem sobre os “30 Anos da Academia Olímpica de Portugal: Que visão de futuro?”, pelo presidente da Academia Olímpica de Portugal, Luís Gomes da Costa.

“Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016” é o tema em destaque, entre as 16h15 e as 16h45, apresentado pelo diretor do Departamento de Cultura, Educação, Desporto, Juventude e Inclusão Social da Câmara Municipal, Luís Liberato.

“Los Juegos de Quelfes y la Celebración de la Atlantíada: Educación Olímpica en el contexto de las relaciones transfronterizas” é o tema analisado pelo gerente do Patronato Municipal de Desporto de Ayamonte, José Antonio Fernández Susino, a partir das 16h45.

Após a apresentação das conclusões da conferência internacional “Desporto e Educação Olímpica: Realidades e Práticas”, por Paulo Nunes, da Escola Superior de Educação de Setúbal, segue-se, com início às 17h45, a sessão de encerramento do evento.

ferramentas
notícias relacionadas
mais recentes
+ lidas
APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign