20 de Outubro de 2017
20º
max. 22º
min. 18º
notícias
iniciativas em destaque
feira 27 de Junho de 2012
Vanessa da Mata abre Sant'Iago

Um espetáculo com a artista brasileira Vanessa da Mata abre a “Feira de Sant’Iago 2012”, subordinada aos 136 anos de história do Mercado do Livramento, a realizar entre 21 de julho e 5 de agosto, nas Manteigadas.

A edição deste ano do certame, organizado pela Câmara Municipal de Setúbal e pela Associação Parque Sant’Iago, tem como cabeças de cartaz, além de Vanessa da Mata, Aurea, Boss AC, David Fonseca, Janita Salomé, Carminho, José Cid e Toy.

“Esta é a festa de eleição da cidade, um certame renovado a cada edição, em constante crescimento e na qual os setubalenses e visitantes acreditam”, sublinhou a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, na apresentação do programa, realizada no dia 27, à tarde, na Casa da Baía.

A aposta num cartaz forte com artistas nacionais foi também destacada por Maria das Dores Meira, frisando que a “Feira de Sant’Iago mantém a vitalidade de sempre”, com um orçamento mais reduzido, apontando a uma poupança de 100 mil euros em relação à edição de 2011, na qual o investimento se cifrou em cerca de 400 mil euros, o que corresponde a uma redução de 25 por cento.

“A Feira de Sant’Iago é o espelho da nossa cidade, uma cidade que se afirma há séculos como uma das mais importantes urbes do País, na qual sabemos que ainda muito há para construir”, vincou a autarca.

O Mercado do Livramento, “ex-líbris comercial de Setúbal”, frisou, é o tema central desta edição da Feira de Sant’Iago, com uma retrospetiva da história do espaço e “uma homenagem aos cinco trabalhadores falecidos num trágico acidente” durante as obras de modernização do edifício.

“Mercado do Livramento – 136 anos de tradições e memórias” conta com uma exposição fotográfica com antigos comerciantes daquele espaço comercial, além de um registo documental que explica a história do equipamento, numa mostra organizada com o apoio da Associação de Comerciantes do Mercado do Livramento.

Os 25 anos da morte de Zeca Afonso são também alvo de homenagem da Feira de Sant’Iago, com a realização de dois espetáculos musicais dedicados ao artista, um com Janita Salomé e a Filarmónica de Idanha-a-Nova, outro com uma banda setubalense de tributo ao cantautor.

A existência de um só palco, designado de Amarsul, no recinto é uma das novidades da edição deste ano, onde não faltam tasquinhas, divertimentos, artesanato e stands institucionais e um espaço dinamizado pelos ginásios do Concelho, com demonstrações de atividades, todos os dias, ao final da tarde.

A Praça Mundo volta a marcar presença no Parque Sant’Iago, numa área dedicada à promoção e divulgação do trabalho desenvolvido por associações de imigrantes do Concelho, com um espaço para pequenas atuações.

A Feira de Sant’Iago, a celebrar 430 anos de existência, já conta com “90 por cento do espaço ocupado por expositores oriundos de vários pontos do País”, revelou o coordenador-geral do certame.

A rentabilização de recursos, a reorganização do certame, o aumento de receitas e a contratualização de artistas logo no início do ano são elementos primordiais destacados por Sérgio Mateus para a redução de custos almejada para a edição de 2012 da Feira de Sant’Iago.

“Temos mais expositores e representantes de marcas automóveis”, adiantou, acrescentando a existência de uma exposição de automóveis antigos fabricados em Setúbal.

O conceito de música para todos os públicos foi conseguido pela organização do certame, que apresenta, no Palco Amarsul, em julho, artistas como Vanessa da Mata, na noite de abertura, a 21, Aurea, 23, Boss AC, 25, Toy, 27, Janita Salomé, 28, e David Fonseca, 29.

O programa de espetáculos, em julho, conta ainda com uma “Grande Noite do Fado”, a 22, com Georgette de Jesus, Piedade Fernandes, Deolinda de Jesus, Maria Madalena, Rui do Cabo, Inês Duarte, Eduardo Silva e Vanessa Rodrigues, vencedora do Concurso de Fado Amador de Setúbal.

Pela Feira de Sant’Iago  passam ainda bandas jovens, a 24, o projeto musical “OGAE Summer Party”, a 26, com os artistas Filipe Delgado, Carla Ribeiro, Ricardo Soler, Vânia Osório, Gerson Santos, Teresa Miguel e Bruno Correia, e uma “Noite Setubalense”, a 31, com Os Alcorrazes, Massacotes, 4 Sixties, Cantares do Sado, Trio Zagaia e Jorge Nice.

Em agosto sobem ao palco Luísa Sobral, no dia 1, Carminho, 2, e José Cid, 5, na noite de encerramento do certame.

A inauguração oficial da Feira de Sant’Iago está marcada para dia 21 de julho, às 20h00, com animação de rua pelo TAS – Teatro Animação de Setúbal e pelo Teatro do Elefante.

O certame funciona de domingo a quinta-feira das 14h00 à 01h00. À sexta e ao sábado está aberto das 14h00 às 02h00.

Mais informações em www.feira-santiago.org e www.facebook.com/feiradesantiagooficial

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign