22 de Outubro de 2017
12º
max. 21º
min. 10º
notícias
iniciativas em destaque
encontros 03 de Novembro de 2016
Vela surpreende no desporto

Os velejadores João Cabeçadas e João Rodrigues partilham experiências passadas nas competições, em vários eventos a realizar em Setúbal nos dias 11 e 12, que incluem sessões escolares, palestras, aulas práticas e uma homenagem.

As estórias vividas pelos dois atletas ao longo do percurso profissional são contadas na primeira pessoa em “Experiências Surpreendentes em Desporto – A Vela Mundial de Alta Competição”, do programa de Setúbal Cidade Europeia do Desporto.

Os velejadores participam no dia 11, às 10h00, em Azeitão, na iniciativa “Embaixador Vai à Escola”, com alunos dos 1.º e 2.º ciclos. João Cabeçadas partilha as venturas e desventuras pelos mares e oceanos com as crianças da EB de Vila Nogueira de Azeitão. À mesma hora, João Rodrigues explica na EB da Brejoeira como é ser o português com mais presenças nos Jogos Olímpicos.

No período da tarde, pelas 15h00, no Fórum Municipal Luísa Todi, a dupla participa num encontro de entrada gratuita, do ciclo “Experiências Surpreendentes em Desporto”.

A conversa com João Rodrigues aborda “A Experiência da Vela de Alta Competição com a presença em sete Jogos Olímpicos – de Barcelona 1992 ao Rio 2016”, enquanto João Cabeçadas desenvolve o seu percurso profissional no tema “A Vela Oceânica de Alta competição e a Experiência como Membro da Equipa Suíça ‘Alinghi’ de Vela de Alta Competição – catamarãs em hydrofoils”.

Ainda no dia 11, Setúbal Cidade Europeia do Desporto homenageia os dois atletas numa cerimónia com início às 19h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Os jovens e o público em geral são convidados a participar em “Vem Velejar com João Rodrigues e João Cabeçadas”, evento a realizar no dia 12, pelas 11h00, no Parque Urbano de Albarquel, que fecha este conjunto de iniciativas organizadas pela Câmara Municipal, com o apoio do Comité Olímpico de Portugal, do Clube Naval Setubalense, do Clube de Vela do Sado e do Centro de Formação Desportiva de Atividades Náuticas de Setúbal.

João Cabeçadas, natural de Setúbal, é o mais internacional dos navegadores portugueses. Conta com 16 travessias do Atlântico, três do Índico e duas do Pacífico. Participou em três voltas ao mundo em vela. Atualmente, integra a equipa de terra do “Alinghi” (Suíça), vencedora das 31.ª e 32.ª edições da America’s Cup e concorrente na Extreme Sailing Series – catamarãs em hydrofoils.

Natural da Madeira, João Rodrigues foi, na prancha à vela, campeão do mundo em 1995 e vice em 2008 e campeão da Europa em 1996, 1997 e 2008. É o desportista português com mais presenças em Jogos Olímpicos, sete, e foi porta-estandarte da Missão Olímpica Portuguesa do Rio 2016.

ferramentas
notícias relacionadas
mais recentes
+ lidas
APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign