23 de Outubro de 2017
20º
max. 26º
min. 10º
notícias
iniciativas em destaque
exposição 23 de Maio de 2016
Vida de Bocage em 360 graus

Uma exposição sobre Bocage, com painéis informativos, fotografias, postais e folhas de rosto de algumas obras do poeta, foi inaugurada no dia 21 à noite na placa central da Avenida Luísa Todi.

“Bocage 250 | 1765/2015” é o título da mostra, organizada pela Câmara Municipal de Setúbal, patente na última edição da Feira de Sant’Iago, que expõe aspetos da vida, personalidade e obra do poeta setubalense.

Na inauguração, o ator José Nobre assumiu a figura de Bocage para transmitir ao público aspetos significativos da vida do poeta, como a infância, as aventuras e a morte.

Oito painéis informativos sobre a construção social da memória bocagiana, a Casa Bocage, equipamento cultural instalado no edifício onde o homenageado terá nascido, o primeiro e o segundo centenários, a praça e a estátua que lhe são dedicadas e o feriado municipal, que coincide com a data de nascimento do poeta, e respetivas festas constam da exposição.

Uma secção denominada “Bocage, o inspirado, inspirador” revela conteúdos com curiosidades sobre a presença do poeta como fator de inspiração na criação de marcas e outros produtos, caso, por exemplo, do café Nicola, de selos e marcas postais e de notas antigas de cem escudos.

A exposição, integrada nas Comemorações dos 250 Anos do Nascimento de Bocage, é complementada com postais, fotografias, folhas de rosto de algumas obras do poeta, uma aguarela de Alberto Souza e homenagens escritas por Ana de Castro Osório, Paulino de Oliveira e Almeida Carvalho.

“Capa do programa das Grandes Festas da Cidade, em 1913”, “Chegada de Américo Tomás aos Paços do Concelho, na Praça de Bocage, em 1965”, “Reprodução de páginas de O Setubalense, reportando a visita do então chefe do Estado a Setúbal, em 1965”, “Apontamento da cerimónia de inauguração do monumento ao escritor brasileiro Olavo Bilac, 1965” e um “Cartaz da edição de 1965 da Feira de Sant’Iago, da autoria do pintor setubalense Rogério Chora” são outros elementos da mostra.

Alguns versos do poeta e sete estrofes que evocam as facetas da sua vida e obra, “Inspiração”, “Dor”, “Ironia”, “Boémia”, “Lirismo”, “Revolta” e “Erotismo”, enquadradas com cada uma das musas que o pintor Fernando Santos representou num quadro que dedicou, em 1929, a Bocage

A exposição deve ficar patente na zona da Avenida Luísa Todi defronte da esquadra da PSP até 15 de setembro, data de encerramento das comemorações bocagianas, a decorrer ao longo de um ano.

ferramentas
notícias relacionadas
mais recentes
+ lidas
APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign