15 de Dezembro de 2017
12º
max. 16º
min. 8º
notícias
iniciativas em destaque
exposição 09 de Novembro de 2016
Vidas do mar em impressionismo

Os enleios de vidas dedicadas ao mar são mostrados numa exposição de pintura de Gamy Fernandes inaugurada no dia 5 na Casa da Cultura.

“O Sol já se pôs e não vi o raio verde... O Mundo não existe, o mundo é a luz.” A frase da obra “Os Pescadores”, de Raúl Brandão, abre e sintetiza a exposição “Enleios e Amarras”, que reúne 22 pinturas que evocam a profissão de pescador.

Gamy Fernandes, artista natural de Coimbra e a residir em Setúbal, recorda apetrechos da pesca, numa base figurativa e impressionista, repletas de cor.

É o caso das “redes imensas enleadas em pequenas boias” ou de “cascos de embarcações castigados pelo tempo”, como explica José Teófilo Duarte, do atelier DDLX.

A artista pegou nas imagens que “lhe ilustram essa memória e usou pincéis e tintas para nos recordar que há vida e gente e trabalho, muito trabalho por ali”.

José Teófilo Duarte explica ainda que “estas pinturas fazem lembrar maquinações oleadas pela consciência social de um certo pulsar das coisas”.

A inauguração da exposição, organizada pelo atelier DDLX e pela Câmara Municipal de Setúbal, contou na abertura com a presença de cerca de duas dezenas de pessoas e de Gamy Fernandes.

“Enleios e Amarras” está patente na Galeria de Exposições da Casa da Cultura até dia 30 e pode ser visitada gratuitamente de terça a quinta-feira das 10h00 às 22h00, às sextas e sábados das 10h00 à 01h00 e aos domingos das 10h00 às 20h00.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign