17 de Outubro de 2017
18º
max. 21º
min. 14º
notícias
iniciativas em destaque
recriação 25 de Maio de 2012
Vila seiscentista em ceia e mercado

Momentos da história de Setúbal no século XVII são revividos na “Ceia e Mercado Seiscentista”, atividade a realizar entre 8 e 10 de junho, com venda de artigos de época e produtos regionais, demonstrações militares, gastronomia e artes circenses.

A recriação do ambiente da outrora vila de Setúbal no ano de 1642, no reinado de D. João IV, após a Restauração da Independência de 1 de dezembro de 1640, inclui, entre os dias 8 e 10, um “Mercado Seiscentista”, instalado no pátio da Escola Secundária Sebastião da Gama.

Artigos artesanais históricos, construídos por artesãos da região e da Associação Velha Lamparina, a partir de pele e osso, peças em barro e azulejos pintados à mão são alguns dos atrativos desta iniciativa, de entrada gratuita, com horário de funcionamento na sexta-feira e no sábado das 10h00 às 22h00 e no domingo das 10h00 às 19h00.

O certame, de recriação da azáfama de um mercado de Setúbal no século XVII, conta com momentos de animação permanente, performances de música e teatro, demonstrações históricas e exposição com armas utilizadas na época.

Na “Ceia Seiscentista”, a realizar dia 8, das 20h00 às 22h30, no Forte de S. Filipe, são revividos momentos do quotidiano da antiga infraestrutura militar.

O serão histórico inclui gastronomia típica, como costados de porco com adoba, perna de vitela mamona, abóbora guisada com bacalhau seco e ervanços guisados, acompanhados de vinhos branco e tinto do barril e aguada de vinagre com mel. 

A interação entre os dinamizadores da “Ceia Seiscentista” e o público são constantes nesta atividade de recriação histórica, com demonstrações e explicações das armas utilizadas pelos mosqueteiros e momentos lúdicos, com malabarismo, música, danças e jogos tradicionais.

A iniciativa “Ceia e Mercado Seiscentista” é organizada pela Ordem da Cavalaria do Sagrado Portugal, em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal, as Pousadas de Portugal e o Passado Vivo, com a colaboração da produtora vinícola regional Sivipa.

A participação na ceia custa 38 euros para adultos e 27 para crianças dos 4 aos 11 anos, havendo, igualmente, um bilhete duplo para um casal, no valor de 69 euros, e um pacote família, para dois adultos e duas crianças, por 114 euros.

Os funcionários da Autarquia e juntas de freguesia do Concelho, alunos, familiares, professores e auxiliares da Escola Secundária de Sebastião da Gama que quiserem participar na iniciativa têm um desconto de 10 por cento no valor dos bilhetes.

Os ingressos para a ceia estão à venda a partir de 1 de junho na Pousada de S. Filipe, na Pousada do Castelo de Palmela, na Loja das Coisas de Setúbal, junto da Câmara Municipal, e na Casa da Baía, localizada na Avenida Luísa Todi. Os bilhetes são vendidos até 24 horas antes do evento, não sendo possível a compra dos mesmos no dia e local da iniciativa.

Mais informações sobre a “Ceia e Mercado Seiscentista”, realizada com a colaboração da Escola Secundária de Sebastião da Gama, da Associação Velha Lamparina e da Junta de Freguesia de S. Julião, encontram-se na página de internet www.passadovivo.com e podem ser obtidas através do contacto 265 500 070.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign