22 de Outubro de 2017
13º
max. 20º
min. 10º
notícias
iniciativas em destaque
museus 23 de Maio de 2016
Visita noturna enche Convento

A lotação prevista de cinquenta pessoas foi largamente ultrapassada para a visita guiada ao Convento de Jesus, no dia 12 à noite, organizada pela Câmara Municipal de Setúbal no âmbito do Dia Internacional dos Museus e da Noite dos Museus.

A arqueóloga municipal Maria João Cândido conduziu o grupo de visitantes ao longo de uma hora e meia, numa visita que deu a conhecer a importância dos diferentes espaços do Convento de Jesus, classificado como Monumento Nacional, no quotidiano das freiras clarissas que habitaram o espaço conventual durante vários séculos.

Às nove e meia da noite, hora marcada para o início da visita, dezenas de pessoas ultrapassavam o limite máximo imposto de cinquenta visitantes para o grupo.

A organização acolheu todos os que compareceram à hora do início da visita, dando oportunidade aos curiosos em conhecer o Convento de Jesus em ambiente noturno.

Além das informações facultadas pela arqueóloga da autarquia, a visita foi acompanhada por música ambiente, no género de cantos gregorianos, e teve vários apontamentos cénicos, nomeadamente de uma “freira clarissa”, representada por uma técnica dos serviços educativos dos museus municipais, que disse diferentes textos das “Crónicas Conventuais”, deixadas por freiras que habitaram o Convento de Jesus.

A iniciativa recebeu o título “Depois das Vésperas no Convento de Jesus” porque estas “vésperas” correspondem às orações do final da tarde das freiras clarissas.

A atividade integrou as comemorações do Dia Internacional dos Museus e da Noite dos Museus, celebradas um pouco por toda a Europa.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign