15 de Dezembro de 2017
10º
max. 16º
min. 8º
notícias
iniciativas em destaque
voluntariado 11 de Outubro de 2013
Vitória Ma Bonite está em marcha

O verde e o branco que pintam o Estádio do Bonfim, em Setúbal, ganharam no dia 11 uma nova vida no arranque da campanha “Vitória Ma Bonite”, iniciativa a decorrer, numa primeira fase, até dia 13 com várias ações de beneficiação geral do equipamento desportivo.

A campanha de voluntariado inédita, organizada por um grupo de vitorianos, em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal e o Vitória Futebol Clube, visa renovar e tornar mais atrativa a imagem do “velhinho” Estádio do Bonfim, inaugurado há 51 anos.

No arranque da iniciativa, dia 11 manhã, mais de uma centena de alunos de estabelecimentos de ensino do concelho participaram numa ação de pintura e embelezamento de uma parte das instalações, em concreto a zona do campo de treinos.

O sentimento de entusiasmo espelhava o rosto de crianças e jovens de quatro escolas na chegada ao Bonfim. Para muitos, era a primeira vez no estádio do Vitória Futebol Clube. A euforia de começar a pintar só rivalizava com o ímpeto de saltar para o relvado sintético do campo de treinos e dar uns toques na bola.

Antes da ação, os alunos ouviram as regras de participação e ficaram a saber algumas noções básicas de como pintar. Equipados com as camisolas “Vitória Ma Bonite”, entraram em campo, divididos em equipas, prontos para a tarefa de embelezamento.

Passo a passo, o muro que delimita o campo de treinos no Estádio do Bonfim começou a ganhar um novo branco. De pincéis e trinchas na mão, as crianças e os jovens revezavam-se nas tarefas. “Agora é a minha vez”, ouviu-se frequentemente, pois todos queriam contribuir.

Empenhada na pintura, Soraia Cesária, 16 anos, a frequentar o curso de jardinagem na Escola D. Manuel Martins, elogiou a campanha. A voluntária, ao destacar a importância da iniciativa, realçou que as intervenções eram necessárias pois o “estádio estava mesmo a precisar de cor”.

Um pouco mais ao lado, um outro grupo, com crianças da EB 2,3 Luísa Todi, mostrava igual afinco nas pinturas. “É uma iniciativa gira”, afirmou Rafael Iria, 11 anos, apressado. “Vamos acabar para ir jogar à bola”, soltou a criança que divide a paixão futebolística entre o Vitória de Setúbal e um clube lisboeta.

Em pouco mais de uma hora, o muro que delimita o campo de treinos do Estádio do Bonfim, na área norte do recinto, estava como nova. “Está cinco estrelas”, enalteceu o artista setubalense Jorge Nice, um dos dinamizadores da campanha de voluntariado “Vitória Ma Bonite”.

Jorge Nice destacou o contributo dos mais novos na beneficiação do equipamento desportivo e a mensagem que transmite a outras gerações. “É um exemplo de cidadania que deve ser passado a todos e uma esperança para o futuro”, salientou, agradecendo a colaboração das escolas. 

Noutra parte do Estádio do Bonfim, próxima da Loja do Vitória, um grupo de voluntários realizava intervenções de beneficiação num gradeamento, de preparação para a pintura, com trabalhos de raspagem e de limpeza da estrutura, bem como ações de reparação pontual nos canteiros, em breve com nova vegetação.

Os trabalhos continuaram de tarde, com reforços de peso. Os jogadores da equipa profissional do Vitória Futebol Clube, bem como o staff técnico, também participaram na iniciativa, num momento de confraternização com os associados do clube antes da viagem para Portimão, para um desafio da Taça da Liga.

O capitão Ney Santos foi o primeiro a dar o exemplo. Entre solicitações para uma fotografia e os cumprimentos dos muitos sócios e voluntários presentes, o jogador meteu mãos à obra. “Passa aí a trincha”, pedido acedido rapidamente, até porque o tempo estava contado.

Ao jogador seguiu-se o presidente do Vitória Futebol Clube, Fernando Oliveira, que destacou a importância da iniciativa, um desafio lançado pela presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, que integra “um conjunto de ações que melhoram a imagem do Vitória” e que, adiantou, devem “culminar com a instalação de um novo relvado sintético na Várzea”.

Fernando Oliveira, ao agradecer “o apoio incansável” da autarca ao Vitória Futebol Clube, enalteceu a presença da equipa profissional na campanha. “É uma demonstração de cidadania e solidariedade que revela a união e proximidade dos jogadores com os associados e a população.”

Há apenas quatro dias como novo treinador do Vitória, José Couceiro, que já tinha orientado o clube na época 2003/2004, também fez questão de contribuir para o embelezamento do recinto desportivo. “É uma iniciativa fantástica e o Estádio do Bonfim merece estas beneficiações.”

José Couceiro afirmou, igualmente, que esta campanha de voluntariado é a “prova da união profunda que existe entre Setúbal e o Vitória”, um sentimento que quer ver projetado na equipa profissional de futebol.

A campanha “Vitória Ma Bonite”, com a primeira fase a decorrer neste fim de semana, inspira-se no projeto “Setúbal Mais Bonita”, lançado pela Câmara Municipal com o objetivo de assegurar obras de requalificação em vários pontos do concelho com o envolvimento da população.

O “Vitória Ma Bonite”, que dia 12 de manhã conta com a participação da presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, é apoiado por empresas, ao abrigo do mecenato, e pelos serviços técnicos e logísticos da própria Autarquia e de juntas de freguesia.

As intervenções, a realizar nas áreas interiores e exteriores do Estádio do Bonfim, na sequência de um levantamento das necessidades, incluem, nomeadamente, limpeza geral do recinto, pinturas, recolha de lixos e entulhos, reparação dos sanitários e balneários, substituição da sinalética e recuperação de pavimentos.

Outras ações envolvem colocação de janelas e obras de beneficiação no Pavilhão Antoine Velge, substituição das cadeiras das bancadas do estádio e regeneração dos espaços verdes circundantes, com remoção e poda de árvores, colocação de novas plantas e renovação dos canteiros.

Colocação de piso inerte na área circundante do relvado, instalação de papeleiras, substituição dos pavimentos da sala de troféus, da sala da receção de visitas e do corredor de acesso, pintura do gradeamento exterior e recuperação dos bancos exteriores ao estádio fazem também parte desta campanha, com o lema “Bora Lá!!!”.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign