23 de Outubro de 2017
20º
max. 26º
min. 10º
notícias
iniciativas em destaque
requalificação 08 de Outubro de 2012
Voluntários ajudam a limpar pinhal

Uma operação de desmatação e limpeza no pinhal de Belcampo, em Brejos de Azeitão, melhorou as condições de segurança e utilização desta área para a qual está prevista a criação de um espaço de recreio para usufruto da população.

A intervenção no pinhal de Belcampo, um terreno com 20.500 metros quadrados localizado junto de uma área habitacional, foi promovida pela Junta de Freguesia de São Lourenço com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal e o envolvimento de três dezenas de voluntários.

Para aquele local, adianta a presidente da Junta de S. Lourenço, Celestina Neves, está prevista a criação de “um novo espaço de recreio, com circuitos de manutenção e percursos pedestres, que possa ser utilizado por moradores desta área e população em geral”.

Os trabalhos, executados recentemente, centraram-se, numa primeira fase, na remoção de resíduos sólidos urbanos indevidamente depositados naquele espaço, como eletrodomésticos, lixos provenientes de obras e outros detritos indiferenciados.

A operação culminou, no dia 6, com a realização de trabalhos de desmatação que incluíram o corte de árvores secas, o desbaste de ramos e copas e a limpeza de matéria vegetal, assim como a execução de ações de terraplenagem e de remeximento de terras.

“Contámos com a participação de um munícipe que trouxe para o terreno um trator e alfaias agrícolas para ajudar nas operações”, adiantou Celestina Neves, enaltecendo a participação de vários voluntários. “É gratificante quando a população se envolve neste tipo de iniciativas.”

A presidente da Junta de S. Lourenço realçou, igualmente, os benefícios desta operação no “aumento das condições de segurança do espaço” em face de situações potenciais de incêndio e na “melhoria da imagem do pinhal”, localizado junto de uma urbanização de Brejos de Azeitão.

“Esta foi uma intervenção de grande importância e constitui uma resposta direta às necessidades da população”, destacou, esclarecendo que a operação surge de uma necessidade evidenciada pela população, aquando das visitas realizadas pelo Executivo e técnicos municipais à freguesia no âmbito do projeto “Ouvir a População, Construir o Futuro”.

Para a desmatação e limpeza do pinhal de Belcampo, a Câmara Municipal de Setúbal disponibilizou meios humanos e recursos técnicos, como camiões para a remoção dos detritos vegetais e utensílios agrícolas.

Da intervenção resultou a remoção, para tratamento adequado, de duas dezenas de camiões com resíduos sólidos urbanos e matéria vegetal.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign