11 de Dezembro de 2017
10º
max. 16º
min. 7º
notícias
iniciativas em destaque
requalificação 04 de Junho de 2014
Voluntários tornam Setúbal mais bonita

Limpeza de espaços verdes, plantação de espécies arbóreas e pintura de muros e edifícios são algumas das intervenções que decorrem, entre os dias 6 e 8, no espaço público e em escolas durante a 4.ª edição do “Setúbal Mais Bonita”.

Com o voluntariado e o mecenato como bases de apoio para a concretização deste projeto, a Câmara Municipal volta a promover mais uma jornada de reabilitação do espaço urbano e de escolas básicas do concelho.

Uma vez mais, o primeiro dia do “Setúbal Mais Bonita” é dedicado às escolas, com pais, professores e alunos a arranjar canteiros e a plantar, a pintar muros e a promover jogos tradicionais no espaço de recreio.

Nos dias 7 e 8, toda a população está convidada a dar as duas mãos para alindar o concelho, de Azeitão à Gâmbia, passando pela cidade, num ano em que as tintas Barbot são a principal parceira.

Na União de Freguesias de Setúbal, um dos principais locais de intervenção é na Rua Vasco da Gama, onde está prevista a pintura de 14 prédios urbanos, na quase totalidade dos casos com os proprietários dos imóveis a adquirirem as tintas necessárias.

O envernizamento de bancos de jardim é outra ação programada para esta freguesia, em concreto na Praça de Bocage, nos largos da Misericórdia, da Palmeira e Dr. Francisco Soveral, na Travessa de Santo António e no Jardim do Quebedo, a par de trabalhos de manutenção, pintura e arranjo de mobiliário urbano, em várias artérias.

A Rua Dr. Paula Borba, no centro histórico, vai ficar mais bonita, com a iniciativa de um grupo de lojistas e outras pessoas ligadas às artes plásticas, que pretende enaltecer as características de Setúbal, tornando mais atrativo o trajeto entre os largos da Misericórdia e da Ribeira Velha.

Cardumes de peixes, golfinhos e chocos, entre outros, confecionados com trapilho e linha, pendurados ao longo da rua, além de uma praia, construída a partir de metal e plástico, sem esquecer o mar, num total de quatro toneladas de material utilizado, estão disponíveis a partir de dia 6, com inauguração às 18h00. Algumas das lojas ficam abertas até à meia-noite durante os três dias do “Setúbal Mais Bonita”.

A pintura de prédios nalguns locais da Bela Vista, como na Alameda das Palmeiras, e nas Manteigadas e dos campos desportivos das coletividades “Os Verdes” e “O Sindicato” está entre a centena e meia de intervenções em S. Sebastião.

Enquanto na freguesia do Sado está prevista a possibilidade de limpeza de uma pequena praia entre a entrada de água da antiga Central Termoelétrica e o porto de granéis sólidos da Sapec, na Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra há, nomeadamente, pintura de muros circundantes de marcações no campo do Parque Desportivo de Poço Mouro e no jardim infantil contíguo.

Em Azeitão, entre outras intervenções, os voluntários ajudam na reabilitação do jardim da CASA – Centro de Acolhimento aos Sem-Abrigo, na plantação de árvores e sebes e na pintura de muros.

Entre voluntários, em grupo ou individual, associações e empresas, espera-se, à semelhança das outras edições, uma forte adesão.

Os interessados em participar podem fazê-lo através de inscrição para o mail setubalmaisbonita@mun-setubal.pt. Toda a informação relativa a esta iniciativa está também disponível na página de facebook do projeto.

Além da parceria com as tintas Barbot, o “Setúbal Mais Bonita” conta com o envolvimento das empresas Vibeiras, EDP, Carmona, Fertagus, Portucel, Jumbo/Auchan, JVR Construções, Refrige, Águas do Sado, Santander, Atlantic Ferries e TST, ao abrigo do mecenato, que contribuem com apoio financeiro ou logístico, na angariação de voluntários e, mesmo, na execução de ações.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign