18 de Outubro de 2017
15º
max. 18º
min. 14º
notícias
iniciativas em destaque
bairros 29 de Abril de 2015
Zona da Bela Vista mostra trabalho

A importância do trabalho do “Nosso Bairro, Nossa Cidade” para a transformação dos bairros da zona da Bela Vista, em Setúbal, foi destacada no dia 28 numa cerimónia que assinalou o terceiro aniversário do programa municipal.

A celebração e a construção de uma vida melhor deram a tónica ao encontro, que levou ao Salão Nobre dos Paços do Concelho, completamente lotado, moradores da Bela Vista, Forte da Bela Vista, Alameda das Palmeiras, Quinta de Santo António e Manteigadas, bairros que, desde 2012, se uniram em torno de uma causa comum

“Vocês estão a fazer a obra mais importante do concelho, que é a transformação das vossas vidas”, sublinhou a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira. “Tudo o que estão a fazer tem repercussões, não só hoje mas também no futuro, para as novas gerações.”

Para muitos foi a primeira vez que estiveram na sala emblemática do edifício-sede da Câmara Municipal de Setúbal. O tríptico de Luciano dos Santos “Ilustres Setubalenses”, que ocupa grande parte de uma das paredes do Salão Nobre, centrou atenções, até porque estão ali representados sete séculos de história local.

A festa do terceiro aniversário do “Nosso Bairro, Nossa Cidade” foi feita a vários compassos. Primeiro, com dança, com duas jovens do grupo “Mudar o Olhar” a soltar movimentos ao som de ritmos africanos. Depois, com música clássica, com a atuação da formação de violinos “Paganinus”, do Conservatório Regional de Setúbal.

A festa não se fez apenas de diversão e convívio. Serviu principalmente para fazer um balanço do trabalho dinamizado ao longo dos três anos de “Nosso Bairro, Nossa Cidade” e sobretudo para constatar a evolução das propostas lançadas pelos moradores no segundo encontro do programa municipal, realizado em novembro.

“É com grande satisfação que sinto que todos caminhamos na mesma direção, que todos comungamos da mesma forte vontade de, com as nossas próprias mãos, assumir a construção dos nossos futuros”, frisou a presidente da Câmara Municipal, ao reforçar que a melhor prova do compromisso assumido são as ações já feitas, em execução ou a arrancar em breve.

Maria das Dores Meira salientou que o “Nosso Bairro, Nossa Cidade” é um programa “único” e que materializa uma “ação sem precedentes em Setúbal”, singularidade que é “geradora de uma profunda transformação” e impulsionada pelos próprios moradores, “que assumiram a tarefa de mudar, de transformar, de fazer”.

Das 81 propostas avançadas há quatro meses pelos moradores dos cinco bairros no 2.º Encontro Nosso Bairro, Nossa Cidade, grande parte encontra-se em andamento. Daquelas, 65 por cento estão em curso, 11 por cento estão concluídas e apenas 21 por cento estão ainda por implementar.

Na Alameda das Palmeiras, com um total de 17 propostas para este ano, destaca-se a conclusão de duas ações, uma das quais incidiu na remoção de árvores na Avenida Belo Horizonte e o posterior asfaltamento. Apesar do sucesso, os moradores daquele bairro apelaram a um maior envolvimento da comunidade local.

A implementação do projeto “Garrrbage”, para recolha, recuperação e reutilização de artigos obsoletos, é uma das principais ações concretizadas pela Bela Vista. Das 11 propostas avançadas, apenas uma está por iniciar, sendo que a atribuição de nomes aos 19 pátios do bairro com a promoção de animação regular é a que mais estimula a população.

No Forte da Bela Vista, das 21 propostas, 13 estão em curso. Concretizado foi o intercâmbio de jovens monitores e de utilizadores do programa “Férias no Bairro”, ação impulsionada com o objetivo de partilhar experiências e fomentar o convivo entre os moradores dos cinco bairros da zona da Bela Vista.

A realização de festas temáticas, como a celebração do Dia da Mulher e do 25 de Abril, de promoção do convívio multicultural no Bairro das Manteigadas, foi uma das principais ações já alcançadas entre as 14 propostas avançadas, das quais 11 estão também curso.

Já na Quinta de Santo António, entre as 18 propostas sugeridas, de que faltam iniciar apenas cinco, destacam-se a criação de um espaço no qual os canídeos podem fazer as suas necessidades e a limpeza regular dos contentores de resíduos sólidos urbanos existentes no bairro.

“Contamos convosco para este trabalho imenso que está a ser feito, com propostas realistas e todas perfeitamente ao alcance de serem concretizadas”, adiantou o vereador da Autarquia Carlos Rabaçal. Alertou contudo que, apesar do “êxito alcançado em três anos, há ainda um longo caminho a percorrer”.

O “Nosso Bairro, Nossa Cidade” é um programa “a dez anos, pelo que se está sensivelmente a um terço do caminho”, relembrou Carlos Rabaçal, ao anunciar a atribuição do primeiro espaço físico do programa municipal a uma comissão organizadora, a funcionar no Mercado Social.

Já o presidente da Junta de Freguesia de S. Sebastião, Nuno Costa, destacou a “entrega, o empenho e o compromisso dos moradores em assumir responsabilidades para a construção de uma vida melhor”, o que transmite “mais confiança e segurança para o futuro”.

Maria das Dores Meira afirmou que “os bairros da Bela Vista são Setúbal” e que o investimento na requalificação e modernização do concelho também passa por aquele território. Como exemplo deu a Pista Municipal de BMX, criada recentemente nas imediações do Parque Verde da Bela Vista.

“Queremos que Setúbal seja Cidade Europeia do Desporto em 2016 e que a festa desportiva também se faça na Bela Vista”, vincou a autarca, depois de anunciar o investimento igualmente nos vários campos de jogos utilizados por milhares de jovens.

“O Nosso Bairro, Nossa Cidade é o exemplo da nossa região. É um exemplo também para o País e que já atravessou as fronteiras nacionais”, indicou, referindo-se ao facto de o programa municipal ser tema de destaque em conferências e encontros internacionais. “Tudo com a participação ativa e o envolvimento de todos por um futuro melhor.”

ferramentas
notícias relacionadas
mais recentes
+ lidas
APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign