“Árvore da Liberdade” perpetua valores de Abril

O presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, afirmou na inauguração da escultura de Ricardo Crista, no Largo José Afonso, que a “Árvore da Liberdade” perpetua os valores do 25 de Abril, no dia dos 50 anos da revolução.


“Passamos a ter em Setúbal, a partir de hoje, um marco de homenagem à revolução que pôs fim a 48 anos de ditadura fascista. Aqui, no aço moldado pela criatividade do escultor Ricardo Crista, perpetuamos, na forma de um cravo com uma pétala por cada ano passado desde a revolução, os valores de Abril”, afirmou o presidente da Câmara.

André Martins afirmou que a peça “simboliza o vigor da força popular e revolucionária que irrompeu em Abril de 1974 por todo o país” e que fez com que muitos “agarrassem com as próprias mãos o futuro que sabiam que queriam construir”.

Sugeriu que se olhe para a “Árvore da Liberdade” como “o símbolo do que foi feito e do que falta fazer, como a homenagem aos que permitiram estes 50 anos de democracia, mas também como forte incentivo para se fazer o que falta fazer”.

O autarca defendeu uma democracia em que, além de poderem expressar a sua opinião e votar em liberdade, “todos têm igual acesso a condições de vida dignas”, porque “não há democracia plena sem direitos sociais, sem acesso à habitação, sem salários dignos, sem acesso à saúde, à cultura e ao desporto”.

Numa homenagem a Odete Santos, “mulher que sempre lutou com todas as suas forças por uma vida mais justa para todos”, citou a antiga autarca e deputada comunista para afirmar que “não existe democracia política quando há milhares de trabalhadores sem trabalho, quando há dez mil crianças com fome, quando é a emigração a única via de fuga de um Portugal injustiçado”.

André Martins considerou que “comemorar Abril é uma oportunidade de afirmar os valores da liberdade e de valorizar o caminho de aprofundamento da democracia participativa”, lembrando que muitos setubalenses “sofreram, resistiram ou lutaram com e contra a ditadura e pugnaram, participaram e ajudaram a construir a democracia portuguesa”.

Recordou José Afonso, “um artista que adotou Setúbal, onde viveu, antes e depois do 25 de Abril, e onde foi sepultado após a sua morte, a 23 de fevereiro de 1987”, e ao qual a Câmara Municipal prestou homenagem em janeiro, no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, com a instalação de um memorial na Praia da Saúde.

Notou que a celebração do cinquentenário da Revolução em Setúbal está associada José Afonso, pois o projeto recebeu o título Venham Mais Vinte e Cincos, que glosa a sua canção ‘Venham Mais Cinco’, “escolha inicial do Movimento das Forças Armadas para servir de senha à revolução, mas que acabou por ser substituída pela ‘Grândola’ por a sua passagem estar proibida na Rádio Renascença, onde a senha tinha de ser transmitida”.

Segundo o presidente da Câmara, a instalação desta peça no Largo José Afonso, na calçada junto da Avenida Luísa Todi, e do memorial na Praia da Saúde cumprem o objetivo fixado para as comemorações de “definir uma programação que vá mais além do que uma mera celebração e que deverá também deixar alguma obra para o futuro”.

Com seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso, a peça de arte urbana criada por Ricardo Crista simboliza os 50 anos da Liberdade. O tronco da “Árvore da Liberdade” é construído em aço corten e rematado com 50 pétalas em aço inox, prateado, que formam um cravo.

Ricardo Crista agradeceu à Câmara Municipal “pelo desafio e pela confiança” e afirmou que o seu trabalho representa “um diálogo entre a arte e a política”, no qual “ambos os conceitos se entrelaçam num manifesto pela liberdade”

O artista referiu que a peça representa simbolicamente “uma flor que enraizou em 50 anos e deu lugar a uma árvore”, cuja elevação celebra o orgulho do povo português, e foi colocada no meio de outras árvores “para não ficar isolada e para ter maior força em comunidade”.

A cerimónia de inauguração da obra, inserida nas comemorações em Setúbal dos 50 Anos do 25 de Abril, no âmbito do projeto municipal Venham Mais Vinte e Cincos, contou com a atuação do grupo coral Vozes da União.

Perpétua Azeitonense festejou 142 anos

O presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, destacou na noite de 23 de abril o papel social do movimento associativo, na sessão solene comemorativa do 142.º aniversário da Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense, realizada em Vila Nogueira de Azeitão.

Jovens analisam alterações climáticas

Cerca de meia centena de estudantes da Escola Profissional de Setúbal analisaram, no dia 22, matérias relacionadas com as alterações climáticas, no âmbito de uma campanha em torno dos objetivos de desenvolvimento sustentável e das comemorações do Dia Mundial da Terra.

Contas demonstram concelho mais moderno

A Prestação de Contas 2023 da Câmara Municipal de Setúbal, apresentada no dia 19 em reunião pública extraordinária, demonstra um concelho capaz de atrair novos residentes, indústria de ponta e quadros qualificados, apesar dos encargos com o aumento de competências da autarquia.

Jornadas debatem crimes ambientais

A importância do sistema judiciário na prevenção e combate aos crimes ambientais foi assinalada no dia 22 pelo presidente da Câmara Municipal, André Martins, na abertura de uma conferência no âmbito do Dia Mundial da Terra.