30 de Abril de 2017
13º
max. 18º
min. 12º
Câmara Municipal
iniciativas em destaque
A cidade sonhada

Caros Munícipes, Caras Munícipes,

Talvez por sermos uma cidade de poetas acreditemos tanto nos nossos sonhos e levemos tanto a sério Gedeão, quando assegurava que o sonho comanda a vida, e Sebastião da Gama, que nos apontava o futuro quando dizia que pelo sonho é que vamos.

Quando aqui chegámos tínhamos o sonho de devolver à cidade o brio perdido, de recuperar a força esmorecida, de olhar em frente de cabeça erguida.

Por isso, tantas vezes afirmamos que Setúbal é um polo urbano de enorme importância que não poderá nunca ser confundido com qualquer outra realidade ou diluído em qualquer realidade político-administrativa efémera.

Por isso, tanto insistimos na valorização do nosso nome, da nossa história, do nosso presente e do nosso futuro.

Esta cidade desejada já não é um sonho.

Já a conseguimos ver de olhos abertos.

Podemos vê-la na transformação das mais importantes vias da nossa rede viária, criando novas e mais eficazes condições de circulação automóvel.

Podemos ver esta cidade na aposta permanente na requalificação de espaços públicos degradados, transformando-os em novos polos de atração local.

Podemos ver esta Setúbal na Avenida Luisa Todi, a grande avenida que hoje palpita de vida.

Podemos vê-la na Cidade Europeia do Desporto, estatuto europeu que traz à cidade centenas de eventos desportivos e contribui, decisivamente, para o fortalecimento das nossas bases desportivas.

Esta é a cidade sonhada que é capaz de atrair, cada vez mais, o turismo nacional e estrangeiro.

Simultaneamente, assistimos a uma nova vida da nossa baixa, com novos estabelecimentos comerciais, nova hotelaria e requalificação de velhos edifícios para habitação.

Teremos condições para crescer mais?

Acreditamos que sim.

Para crescer sustentadamente, com qualidade e assegurando a harmonia entre os nossos recursos naturais e a necessidade de crescer.

Temos, aliás, feito notórios esforços na procura de investidores para garantir este crescimento.

O recente memorando de entendimento que assinámos com a Macau Legend para a construção da sonhada marina de Setúbal e de um conjunto de equipamentos hoteleiros e de apoio é a mais evidente demonstração deste labor constante de procura de investimento capaz, também, de gerar mais emprego na nossa região.

Assinámos com este importante operador turístico e de lazer daquele território sob administração chinesa um documento que contém um conjunto de intenções que estamos a trabalhar para transformar em compromissos firmes, e que serão traduzidos em rigorosos instrumentos de planeamento destinados ao escrutínio das várias entidades da administração central que, obrigatoriamente, têm de se pronunciar sobre este tipo de questões.

O nosso compromisso nesta matéria é o de ajudar a criar na nossa cidade um novo polo de atração turística de grande qualidade, que tenha em consideração todas as condicionantes urbanas e ambientais relevantes e aberto a todos os setubalenses.

Esse é o nosso compromisso para a cidade sonhada.

Uma cidade onde se pode olhar para o futuro.

O tempo que há de vir consubstancia-se em grandes projetos como o da marina, impulsionado por investidores privados com o profundo empenhamento municipal.

Mas também em projetos em que continuamos a trabalhar, como o do Parque Urbano da Várzea, espaço onde confluem várias utilidades.

Os próximos anos serão, pois, tempos de intenso empenhamento na continuação da criação das melhores condições de vida urbana na nossa cidade e no concelho e em projetos como o do Parque Urbano da Várzea, a par da continuada aposta na requalificação da nossa zona ribeirinha e na libertação dos espaços de utilização não portuária para o usufruto de todos, cumprindo o que definimos há três anos como uma das linhas orientadoras do nosso mandato: ter Mais Rio para ter Mais Cidade.

 

Maria das Dores Meira
Presidente da Câmara Municipal de Setúbal

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign