28 de Junho de 2017
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Associação Internacional das Cidades Educadoras

A cidade de Setúbal integra, desde setembro de 2012, a Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE), entidade que constitui uma plataforma de trabalho e de partilha de conhecimento, com mais de quatro centenas de representantes dos cinco continentes.

O conceito de cidade educadora é um princípio comum a todos os associados da AICE, membros que têm acesso a duas ferramentas de trabalho, uma delas a Carta das Cidades Educadoras, documento orientador e compromisso formal adotado por todos na adesão.

“A cidade oferece elementos importantes para uma formação integral. É um sistema complexo e ao mesmo tempo um agente educativo permanente e plural”, indica o preâmbulo da Carta das Cidades Educadoras.

O Banco Internacional de Documentos das Cidades Educadoras é a outra ferramenta de trabalho disponível, funcionando como uma base de dados. Esta integra informações sobre os programas de atuação geral no âmbito das políticas educadoras desenvolvidas e projetos educadores dos vários municípios membro da associação.

  • Vantagens

Como associado da AICE, Setúbal pode participar e organizar congressos no âmbito desta rede e interagir em intercâmbios de experiências e projetos educacionais e de cidadania.

A promoção e divulgação de programas, atividades e investimentos realizados na rede escolar, como a construção de novos estabelecimentos de ensino, a adoção de normas de funcionamento ou a implementação de boas práticas, é outra das mais-valias alcançadas através da AICE, que permite, também, o acesso a iniciativas de vários organismos como a Unesco, a Organização de Estudos Iberoamericanos e a União Europeia.

  • Estrutura

Em cada país, os membros da AICE constituem-se em núcleos. Setúbal integra a Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras, da qual o concelho faz parte juntamente com cerca de cinco dezenas de municípios.

Em Portugal, a rede de cidades educadoras publica, anualmente, um boletim, impresso e em formato digital para reforçar a troca e partilha de experiências e promover a reflexão e o debate sobre temas de interesse educador entre as cidades.

  • Origem

O movimento das cidades educadoras teve início em 1990 no “I Congresso Internacional de Cidades Educadoras”, em Barcelona, Espanha. Em 1994, formalizou-se como Associação Internacional das Cidades Educadoras, criada oficialmente na terceira edição do congresso, em Bolonha, Itália.

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