22 de Outubro de 2017
11º
max. 20º
min. 10º
Urbanismo
iniciativas em destaque
início > Atividade Municipal > Urbanismo > Biblioteca Pública Municipal
Biblioteca Pública Municipal

A criação de uma biblioteca aberta, moderna, convidativa, energeticamente eficiente, com capacidade de ampliação e catalisadora de novas dinâmicas de vida urbana para o Largo José Afonso, local escolhido para esta instalação, são premissas do projeto de conceção do equipamento.

Estruturante na relação urbana do centro histórico com a frente ribeirinha, o projeto de conceção da futura biblioteca foi selecionado entre mais de uma centena de propostas apresentadas no âmbito de um concurso público aberto pela Câmara Municipal de Setúbal.

O projeto, que materializa um investimento máximo de 3,2 milhões de euros, visa a construção de um edifício parcialmente suspenso, com três pisos, cuja abertura da fachada, com vidros amplos no alçado norte, dilui as fronteiras do interior do edifício para o exterior do Largo José Afonso.

O equipamento inclui uma cafetaria, uma sala multiusos e zona de receção no andar térreo, salas de leitura das secções de adultos e infantil e áreas de arquivo no primeiro piso e salas de leitura e espaços administrativos no último andar.

Um edifício para estacionamento de construção autónoma, a plantação de mais árvores e a melhoria da frente poente do Largo José Afonso, com a redução da via e o aumento do passeio, são ações contempladas no projeto concebido pelo atelier “Jordana Tomé, Vítor Quaresma, Filipe Oliveira”, com coordenação do arquiteto Joaquim Duque Duarte.

O aumento populacional de Setúbal nas últimas décadas acentuou a necessidade de ampliação da Biblioteca Pública Municipal, equipamento a funcionar desde 1948 na Avenida Luísa Todi, que inclui quatro polos descentralizados em distintos pontos do concelho.

O projeto de conceção da nova Biblioteca Pública Municipal de Setúbal, conhecido a 31 de maio de 2013, foi selecionado num total de 127 candidaturas apresentadas, entre 99 portuguesas e 28 estrangeiras.

Principais aspetos do projeto

  • Edifício energeticamente eficiente
     
  • Salas de leitura, arquivo e zona multiusos
     
  • Área de cafetaria
     
  • Criação de estacionamento
     
  • Requalificação urbanística do Largo José Afonso
     
  • Plantação de mais arvoredo
APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign