22 de Agosto de 2017
20º
max. 27º
min. 17º
Relações Externas
iniciativas em destaque
início > Concelho > Relações Externas > Europe for Citizens
Europe for Citizens

O projeto comunitário intermunicipal “Europa do Futuro – Multifacetada e Unificada”, financiado pelo programa ”Europe for Citizens - Europa para os cidadãos”, canalizou recursos e conhecimentos do poder local em benefício do desenvolvimento europeu e incentivou a proximidade e participação cidadã ao nível da União Europeia.

O projeto, que decorreu de julho de 2015 a maio de 2017, procurou promover o intercâmbio de boas práticas na área do desenvolvimento local e a participação cidadã a nível local e europeu, bem como estabelecer uma rede intermunicipal para uma cooperação mais sustentável.

No âmbito da iniciativa, foram dinamizados cinco encontros nas cidades parceiras, Aksakovo, na Bulgária, Igualada, em Espanha, Nughedu Santa Vittoria, Itália, e Setúbal, Portugal, para reflexão de temas como juventude, inclusão social, ambiente e saúde. Foi, igualmente, promovido um concurso internacional em várias categorias artísticas para os jovens.

Evento 1

Participação :  O evento reuniu 94 cidadãos, dos quais 9 da cidade de Igualada (Espanha), 8 da cidade de Setúbal (Portugal), 8 da cidade de Nughedu Santa Vittoria (Itália) e 69 da cidade de Aksakovo (Bulgária).

Local/Data: Aksakovo (Bulgária), de 28/08/2915 a 30/08/2015.

Descrição sucinta: O evento foi dedicado à questão “O que é a Europa para nós?” e visou avaliar os benefícios dos cidadãos por estarem integrados na União Europeia. O tema do encontro foi “A Europa aos nossos olhos”. No âmbito do encontro realizaram-se a conferência internacional “O Desenvolvimento Europeu com base nas autoridades locais” e mesas redondas com os temas “O que é a Europa para nós” e “Serviços municipais eletrónicos e o seu papel na globalização”. Foi ainda lançado o website Rede das Cidades com a oportunidade para a discussão pública da questão “O que é a Europa para nós?”. Realizaram-se o inquérito “Quais as suas expectativas para o futuro da EU?” e uma exposição de fotografias das cidades geminadas e foi divulgado o concurso “A Europa que queremos ser!” A informação completa sobre o evento pode ser consultada no site do projeto, em http://europeinfuture.eu/page=novina&lang=en&novina=2

 

Evento 2

Participação: O evento reuniu 79 cidadãos, dos quais 10 da cidade de Aksakovo (Bulgária), 7 da cidade de Igualada (Espanha), 8 da cidade de Nughedu Santa Vittoria (Itália) e 54 participantes da cidade de Setúbal (Portugal).

Local/Data: Setúbal (Portugal), de 20/04/2016 a 22/04/2016.

Descrição sucinta: O evento teve por objetivo sensibilizar os cidadãos, em particular os jovens, para a União Europeia. O tema do encontro foi “A Europa sob o olhar do jovens”. No âmbito do encontro realizaram-se a conferência internacional “A participação dos jovens na administração local e nas iniciativas europeias”, o seminário “Visão do futuro através do estudo da História” e a mesa redonda “O papel das autoridades locais para nos aproximar da Europa”. Foi efetuado o inquérito “Quais as suas expectativas para o futuro da UE?” A informação completa sobre o evento pode ser consultada no site do projeto, em http://europeinfuture.eu/page=novina&lang=en&novina=4

 

Evento 3

Participação: O evento reuniu 81 cidadãos, dos quais 12 da cidade de Aksakovo (Bulgária), 7 da cidade de Igualada (Espanha), 9 da cidade de Setúbal (Portugal) e 53 da cidade de Nughedu Santa Vittoria (Itália).

Local/Data: Nughedu Santa Vittoria (Itália), de 31/08/2016 a 02/09/2016.

Descrição sucinta: O evento teve por objetivo o intercâmbio de experiências e boas práticas para prevenir xenofobia, racismo e discriminação e para reforçar a tolerância. O tema do encontro foi “A Europa, o local onde gostamos de viver”. No âmbito do encontro realizou-se a conferência internacional “As autoridades locais e o seu papel para garantir a igualdade de oportunidades para os cidadãos da UE”, bem como as mesas redondas “Política social na UE, o que pode ser alterado?” e “Igualdade de oportunidades”. Foi feito o inquérito “Quais são as suas expectativas para o futuro da UE?”. A informação completa sobre o evento pode ser consultada no site do projeto, em http://europeinfuture.eu/page=novina&lang=en&novina=6

 

Evento 4

Participação: O evento reuniu 50 cidadãos, dos quais 41 vinham da cidade de Aksakovo (Bulgária), 3 da cidade de Igualada (Espanha), 3 da cidade de Nughedu Santa Vittoria (Itália) e 3 da cidade de Setúbal (Portugal).

Local/Data: Aksakovo, Pomorie (Bulgária), de 29/03/2017 a 31/03/2017.

Descrição sucinta: O evento teve por objetivo a criação de um documento intitulado “Programa da Rede das Cidades” que inclui iniciativas futuras dos municípios parceiros e define as áreas de cooperação, bem como as condições para a adesão à rede. Outro objetivo foi a avaliação dos trabalhos do concurso “A Europa que queremos ser”. O tema do encontro foi “A Europa que queremos ser”. No âmbito do encontro realizou-se uma mesa redonda com o tema “Programa da Rede das Cidades”. Os participantes discutiram iniciativas futuras dos municípios parceiros, as áreas de cooperação, bem como as condições para a adesão à rede. Foi feito um resumo dos resultados do inquérito “Quais as suas expectativas para o futuro da UE?”. Os trabalhos apresentados a concurso foram avaliados e selecionados os vencedores. A informação completa sobre o evento pode ser consultada no site do projeto, em http://europeinfuture.eu/page=novina&lang=en&novina=11

 

Evento 5

Participação: O evento reuniu 76 cidadãos, dos quais 12 vinham da cidade de Aksakovo (Bulgária), 8 da cidade de Nughedu Santa Vittoria (Itália), 7 da cidade de Setúbal (Portugal) e 49 da cidade de Igualada (Espanha).

Local/Data: Igualada (Espanha), de 17/05/2017 a 19/05/2017.

Descrição sucinta: O evento teve por objetivo o intercâmbio de experiências e boas práticas nas áreas da saúde e da proteção ambiental, a aprovação do “Programa da Rede das Cidades”, a apresentação dos resultados do concurso “A Europa que queremos ser”, um resumo dos resultados dos quatro encontros e a promoção do CD “Europa no futuro – mulifacetada e unificada”. O tema do encontro foi “Europa no futuro – mulifacetada e unificada”. No âmbito do encontro realizaram-se a conferência internacional “O desenvolvimento europeu com base nas autoridades locais - parte 2", com o objetivo de partilhar experiências e boas práticas na área da saúde, e uma mesa redonda com o tema “Europa Verde e o papel das autoridades locais”, para partilha de experiências e boas práticas para a proteção ambiental. Durante o encontro foi aprovado e assinado o “Programa da Rede das Cidades” e foram entregues pelos presidentes de câmara os prémios aos vencedores do concurso. A informação completa sobre o evento pode ser consultada no site do projeto, em http://europeinfuture.eu/page=novina&lang=en&novina=13

ferramentas
mais informações
outros temas
APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign