28 de Junho de 2017
18º
max. 25º
min. 16º
Turismo
iniciativas em destaque
início > Atividade Municipal > Turismo > Festas e Romarias
Festas e Romarias

O pulsar de uma população vê-se também através das festividades, hábitos e tradições. Durante o ano realizam-se em Setúbal vários certames e festejos que merecem uma visita. Ficam aqui os principais.

Festa de S. Luís da Serra

Trata-se da primeira festa do calendário dos antigos círios e romarias setubalenses. As festas deste santo padroeiro dos pastores  da serra da Arrábida eram, sobretudo, a ocasião para uma alegre confraternização entre pastores, camponeses e marítimos. Os contornos em que se desenrola mantêm muitas das referências dos tempos idos, patentes na quermesse, nos piqueniques e nos jogos tradicionais.
Data: móvel (domingo de Pascoela)
Local: S. Luís da Serra - Estrada das Necessidades

Festa do Senhor do Bonfim

Tradicionalmente marcava o início da época da faina e é nela que os pescadores e marítimos pediam proteção contra os perigos e a benção para boas pescarias. Iminentemente religiosa, a festividade inicia-se na noite de sábado com uma vigília em que participam os marítimos de toda a costa portuguesa. No domingo, o momento alto é a procissão com as imagens do Senhor do Bonfim, de Nossa Senhora da Arrábida e de Nossa Senhora do Rosário de Troia, as santas protetoras das duas antigas comunidades de pescadores de Setúbal (Fontainhas e Troino). A procissão segue até ao cais onde são abençoadas as embarcações de pesca, momento que culmina com os pescadores a atirarem centenas de flores ao rio.
Data: primeiro fim de semana de maio
Local: Fontainhas e Troino

Festa de Nossa Senhora da Arrábida
(Novo Círio)

Festividade típica da comunidade piscatória do bairro de Troino, realizada em homenagem à santa protetora. Embora com uma dimensão um pouco mais reduzida comparativamente às versões primitivas, contemplam, atualmente, um dia de festejos e cortejo nas ruas de Troino.
Data: início de julho
Local: Troino

Festas da Arrábida e Azeitão

Azeitão demonstra grande devoção por Nossa Senhora da Arrábida. Além da tradicional missa e procissão, inclui espetáculos, tasquinhas e expositores de artesanato e produtos regionais.
Data: final de junho e início de julho
Local: Vila Nogueira de Azeitão

Feira de Sant'Iago

Um dos principais certames a sul do rio Tejo, registando nas edições mais recentes cerca de 400 mil visitantes anuais. Além de um intenso programa cultural e de atividades de lazer, inclui divertimentos, restauração e a participação de vários expositores de comércio tradicional, bem como de pequenas, médias e grandes empresas. Mais informações em www.feira-santiago.org.
Data: final de julho e início de agosto
Local: Parque Sant'Iago (Manteigadas)

Festa de Nossa Senhora do Rosário de Troia

Esta festa dos marítimos da zona nascente do Concelho é uma das que mantêm mais intactas as características tradicionais. Durante dias, acampados em Troia, os pescadores, as famílias e outos romeiros são asas à alegria com festejos, bailaricos, jogos tradicionais e patuscadas em que o peixe está sempre presente. As cerimónias religiosas realizam-se no domingo após a procissão à volta da capela. O desfile de barcos engalanados entre Troia e Setúbal é um dos pontos altos das festividades. Ao vencedor cabe a distinção de transportar a imagem da santa na procissão fluvial de regresso à cidade.
Data: início de agosto
Local: Setúbal e Troia

Festanima

Com vista privilegiada para a baía, este certame, dinamizado pelo movimento associativo, dispõe de uma oferta variada de tasquinhas e proporciona espetáculos e bailes todos os dias do certame.
Data: agosto
Local: Escarpas de Santos Nicolau

Festas do Moinho de Maré da Mourisca

Este é um dos primeiros certames do Concelho a promover a gastronomia local, incluindo concursos para pratos típicos e doçaria. Das festas fazem também parte espetáculos de música, bailes, atividades lúdicas, como jogos tradicionais, e de lazer, principalmente relacionadas com o meio ambiente, como passeios de BTT.
Data: último fim de semana de agosto
Local: Moinho de Maré da Mourisca (Faralhão)

Festa do Teatro

Organizado pela companhia setubalense Teatro Estúdio Fontenova, este é um evento com cada vez mais projeção no panorama nacional das artes. Companhias locais, de vários pontos do País e do estrangeiro apresentam durante cerca de duas semanas o melhor que o teatro tem para oferecer. Habitualmente, o programa não se confere apenas às salas de auditórios, dando também protagonismo ao teatro de rua.
Data: final de agosto e principio de setembro

S. Simão em Festa

Espetáculos musicais e de animação fazem parte destas festividades, que incluem também tasquinhas, artesanato e animação infantil.
Data: princípio de agosto
Local: Parque da Cooperativa de Vendas de Azeitão

Setfesta

Festa do movimento associativo das freguesias de Santa Maria da Graça e de Nossa Senhora da Anunciada, com música, bailes, tasquinhas, venda de produtos regionais e atividades para crianças.
Data: julho
Local: Largo José Afonso

S. Julião em Festa

Certame da Junta de Freguesia de S. Julião com muita gastronomia, atividades lúdicas e espetáculos musicais.
Data: julho
Local: Largo de Jesus

Festas de Nossa Senhora da Saúde

Inicialmente apenas de cariz religioso, estas festas, com cerca de 300 anos de história, passaram a incluir a componente profana a partir do século XIX. A missa, procissão, quermesse e atuações no coreto são tradições de longa data. Destaque para as cavalhadas, prova a cavalo centenária com rituais praticamente inalterados desde a criação no século XIX, em que cavaleiros tentam acertar com uma lança um alvo pendurado.
Data: primeira semana de setembro
Local: Vila Fresca de Azeitão

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign