28 de Junho de 2017
18º
max. 25º
min. 16º
Cultura
iniciativas em destaque
início > Atividade Municipal > Cultura > Projetos e Eventos > Festroia - Festival Internacional de Cinema de Setúbal
Festroia - Festival Internacional de Cinema de Setúbal

Fruto da paixão pelo cinema do escritor e jornalista Mário Ventura Henriques, o festival de cinema de Setúbal surge, em 1985, na península de Tróia com o objetivo de divulgar cinematografias desconhecidas do público português.

Desde então, o certame cresceu, desenvolveu-se, amadureceu e conquistou um lugar de destaque no calendário da Sétima Arte em Portugal.

Todos os anos, mais de uma centena de produções, selecionadas em função de elevados critérios de qualidade, são exibidas durante o festival que se realiza na cidade de Setúbal desde 1995.

Organizado pela Associação Festroia, com o apoio da Câmara Municipal, o certame já contou com as presenças de figuras como Robert Mitchum, Dennis Hopper, Pedro Almodôvar, Christopher Lee, Ruy de Carvalho e Maria de Medeiros.

Mário Ventura Henriques foi agraciado pela Autarquia com a Medalha de Honra da Cidade, na Classe Cultura, em 2001. Setúbal voltou a prestar homenagem ao fundador do festival de cinema a título póstumo, com a atribuição do seu nome a uma das ruas da cidade.

O Festroia – Festival Internacional de Cinema de Setúbal foi conduzido por Fernanda Silva a partir de 2006.

Em 1988, entrara para a organização do Festival Internacional de Cinema de Tróia, três anos depois da criação do evento por Mário Ventura Henriques. Ocupou vários cargos antes de assumir o cargo de diretora, em 1995, função que desempenhou até à 30.ª edição do certame, em 2014.

Fernanda Silva foi a primeira figura do mundo institucional do cinema português a ser convidada para pertencer à Academia Europeia de Cinema (EFA), passando a ter direito de voto na eleição anual dos melhores filmes europeus.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign