24 de Outubro de 2017
11º
max. 26º
min. 10º
Localização e Características
iniciativas em destaque
Freguesia de Azeitão

A freguesia de Azeitão resulta da união das antigas freguesias de S. Lourenço e de S. Simão, passando a ter efeitos práticos no concelho de Setúbal desde as eleições autárquicas de 29 de setembro de 2013.

Em resultado da Lei nº 56/2012, de 8 de novembro, e da Lei nº 11-A/2013, de 28 de janeiro, o concelho de Setúbal foi alvo de uma reorganização administrativa, passando, assim, a ser constituído por cinco freguesias.

 

Área territorial: 69,32 km2

N.º de habitantes: 18.977

A história adminitrativa da freguesia de Azeitão, resultado da recente fusão entre São Lourenço e São Simão, remonta ao século XIV.

A freguesia de São Lourenço foi criada em 1350, durante o reinado de D. Afonso IV, tendo-lhe sido atribuídos rendimentos provenientes da Câmara Municipal de Sesimbra e esmolas da população.

Com a desanexação do concelho de Sesimbra, em 1759, foi criado o concelho de Azeitão, com sede em Aldeia Fresca, que, por isso, mereceu a designação de Vila Fresca de Azeitão.

Em 1786 a sede do concelho passou a ser Aldeia Nogueira, também elevada a vila nesse período.

Por determinação da Reforma Administrativa de 1855, o concelho de Azeitão, que integrava as povoações de São Lourenço e de São Simão, foi extinto, sendo então incorporado no concelho de Setúbal. 

A freguesia de Azeitão apresenta vários locais de interesse histórico, entre os quais a Fonte dos Pasmados, a Quinta das Torres, a Capela de Nossa Senhora del Cármen, as igrejas de São Lourenço e de São Simão, a Quinta da Bacalhoa e a Capela de São Pedro de Alcube.

A doçaria, de que são exemplo as famosas tortas e os esses, o moscatel, os vinhos e os queijos são ícones gastronómicos locais muito apreciados em todo o País.

 

Junta de Freguesia

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign