29 de Abril de 2017
18º
max. 19º
min. 8º
Localização e Características
iniciativas em destaque
início > Concelho > Localização e Características > Freguesia de São Sebastião
Freguesia de São Sebastião

A freguesia foi criada em 14 de março de 1553, através de uma carta de desmembração e separação da freguesia de Santa Maria. Esta carta, dada pelo arcebispo de Lisboa, D. Fernando, criou, também, as igrejas matrizes.

Em resultado da Lei nº 56/2012, de 8 de novembro, e da Lei nº 11-A/2013, de 28 de janeiro, o concelho de Setúbal foi alvo de uma reorganização administrativa, passando, assim, a ser constituído por cinco freguesias.

Área territorial: 25,78 km2

N.º de habitantes: 52.542

Os aglomerados populacionais de Palhais, Fontainhas, Fumeiros e Hortas, bem como várias ruas que se situavam no perímetro amuralhado medieval, entre o Postigo do Ouvidor e a Porta da Vila, constituíam São Sebastião.

A nova freguesia era, então, a que menor número de fogos integrava. Poucos séculos volvidos tornou-se a mais populosa do Concelho.

A primeira igreja paroquial, construída em 1490, foi a Ermida de São Sebastião, situada no atual miradouro, que adquiriu uma importância maior depois da abertura da Porta de São Sebastião. Nesta ermida foi instituída a nova freguesia, que aí se manteve até 1821.

A Ermida de São Sebastião, que já se encontrava bastante danificada devido ao terramoto de 1755, acabou por ser demolida pela Câmara Municipal.

Já no século XX, na década de 20, acompanhando a expansão da indústria conserveira, surgiram os bairros da Monarquina e de Santos Nicolau, bem como outros núcleos na zona ribeirinha. Nos anos 40, nascem os bairros Carmona e da Conceição.

Em 1959 foi inaugurado o Hospital de São Bernardo.

Uma nova expansão urbana, a industrialização e a definição das grandes vias e áreas de progressão, nos anos 70 e 80, fizeram surgir novos bairros como a Bela Vista e a CHE da Azeda.


Fontes: “História da Freguesia de S. Sebastião”; Junta de Freguesia de S. Sebastião

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign