22 de Outubro de 2017
14º
max. 21º
min. 10º
Localização e Características
iniciativas em destaque
Freguesia do Sado

A freguesia do Sado foi criada em 1985, por desanexação da de S. Sebastião.

Em resultado da Lei nº 56/2012, de 8 de novembro, e da Lei nº 11-A/2013, de 28 de janeiro, o concelho de Setúbal foi alvo de uma reorganização administrativa, passando, assim, a ser constituído por cinco freguesias.

Área territorial: 65,49 km2

N.º de habitantes: 5.783

A distância a que a população se encontrava da sede do Concelho e até da freguesia a que pertencia foi a principal razão que levou à criação desta freguesia.

Inicialmente a funcionar na delegação da Junta de Freguesia de S. Sebastião, a construção da nova sede iniciou-se em 1989, em terreno cedido pela Câmara Municipal.

A nova freguesia, com 65,4887 quilómetros quadrados, foi integrada num perímetro que vai do limite nascente do Concelho, junto dos canais de Águas de Moura e da Vala e a Estrada Municipal N.º 356-1. Para Sul, estende-se até à linha de caminhos de ferro, nas Praias do Sado, e Estrada Municipal N.º 356-1. Termina no cruzamento da Estrada da Graça, próximo do Estuário do Sado.

A população desta freguesia divide-se pelas três principais localidades: Praias do Sado, Santo Ovídio e Faralhão.

Apesar de a freguesia do Sado ter características rurais, sendo a agricultura e pesca as duas atividades predominantes, engloba a Península de Mitrena, que acolhe uma vasta zona industrial.

Nas décadas de 50 e 60 do século XX, a apanha, tratamento e exportação de ostras do rio Sado foram atividades que fizeram com que muitas famílias, na grande maioria do Baixo Alentejo e dos concelhos de Alcácer do Sal, Santiago do Cacém e Grândola, viessem para esta região.

Com costumes e tradições diferentes, os habitantes foram formando várias associações de caráter cultural e recreativo.

Um dos locais de interesse desta freguesia é o Moinho de Maré da Mourisca, datado do século XVII, que após obras de remodelação, foi inaugurado em 1995.

 

Fontes: Junta de Freguesia do Sado; “Historial da Região da Freguesia do Sado”

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign