12 de Dezembro de 2017
max. 13º
min. 6º
Cultura
iniciativas em destaque
início > Atividade Municipal > Cultura > Equipamentos Culturais > Galeria Municipal do Banco de Portugal
Galeria Municipal do Banco de Portugal

A criação de condições para a instalação da Galeria Municipal do Município de Setúbal foi um dos principais objetivos de uma obra de reabilitação geral do edifício do antigo Banco de Portugal, um dos imóveis mais emblemáticos da Avenida Luísa Todi.

  

A intervenção efetuada no imóvel do antigo Banco de Portugal permitiu a criação de condições para a instalação da Galeria Municipal do Banco de Portugal, que acolhe, em permanência, duas importantes exposições, com bens de elevado valor patrimonial, e na qual são dinamizadas outras iniciativas de índole cultural.

“Tesouros do Museu de Setúbal/Convento de Jesus”, representativa da diversidade do acervo do Museu de Setúbal, incluindo peças arqueológicas e obras de arte sacra e arte contemporânea, com destaque para o Retábulo da Capela-Mor da Igreja do Convento de Jesus, obra-prima da pintura quinhentista, é uma das mostras permanentes.

No reabilitado equipamento municipal, que já acolheu uma importante mostra de vários artistas nipónicos, encontra-se também a exposição “Antimonumentos”, com 28 esculturas de Virgílio Domingues pertencentes a um espólio que o artista doou à cidade de Setúbal.

O edifício do antigo Banco de Portugal é um dos mais emblemáticos do conjunto urbanístico delimitado pela Avenida Luísa Todi. A sua imponência e elegância, e a forma como, configurando um quarteirão, estruturou e normalizou esta zona foram determinantes também para o desenvolvimento de todo o novo território urbano que se formou no recém-construído aterro ribeirinho.

O edifício do antigo Banco de Portugal materializa, igualmente, um notável exemplar da arquitetura financeira, com uma linguagem eclética decorativa, de desenho neoclássico revivalista, carregado de um elevado conjunto de ‘sabor afrancesado'.

A proximidade ao centro histórico e ao comércio local, nomeadamente com o Mercado do Livramento e com vários estabelecimentos de restauração, a par de eventos promovidos pela Autarquia na placa central da Avenida Luísa Todi, uma das mais movimentadas do concelho, contribui para a promoção do desenvolvimento económico.

A Galeria Municipal do Banco de Portugal é um espaço de dinamização cultural, no qual o conhecimento e o desenvolvimento cultural ocupam um lugar de destaque, e de promoção de exposições com espólio de grande valor, como é o caso do Retábulo da Capela-Mor da Igreja do Convento de Jesus, a par do espólio doado pelo escultor Virgílio Domingues.

Através do aviso do Programa Operacional Regional de Lisboa, para apresentação de candidaturas em regime de aprovação condicionada – overbooking, a Câmara Municipal de Setúbal submeteu a candidatura, aguardando a decisão de aprovação de financiamento.

Custo total: € 162.412,26

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign