22 de Outubro de 2017
11º
max. 20º
min. 10º
Urbanismo
iniciativas em destaque
Intervenção

Mais de três milhares de imóveis em situação precária integram as duas ARU definidas, uma em Setúbal, outra em Azeitão, focadas, essencialmente, nos centros históricos destes territórios do concelho.

Área de reabilitação urbana designa uma parcela do território delimitada que, em virtude da insuficiência, degradação ou obsolescência dos edifícios, das infraestruturas, dos equipamentos de utilização coletiva e dos espaços urbanos e verdes de utilização coletiva, justifique uma intervenção integrada.

A ARU de Setúbal inclui, além da zona histórica, o Bairro Salgado, que antes estava completamente desprotegido, enquanto a de Azeitão centra-se no núcleo histórico de Vila Nogueira, a partir da Rua José Augusto Coelho, e em Aldeia Rica.

A elaboração de um plano estratégico, que defina as medidas, ações e políticas para a reabilitação dos imóveis, está no horizonte da Autarquia, medida concretizada com o intuito de transformar estas áreas em territórios mais apelativos para o incremento das componentes de comércio tradicional e de habitação.

A delimitação das áreas de reabilitação urbana foi aprovada pela Assembleia Municipal de Setúbal, sob proposta da Autarquia. A apresentação pública deste programa especial decorreu a 23 de abril de 2013, numa sessão conduzida na Casa da Cultura, no espírito de participação cidadã.

ferramentas
APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign