19 de Fevereiro de 2018
11º
max. 17º
min. 6º
Câmara Municipal
iniciativas em destaque
Mais Setúbal

Caro munícipe, cara munícipe,

Perguntam-me, frequentemente, se Setúbal é ou não a terceira cidade do país. É difícil saber qual o critério utilizado para atribuir esta, ou outra, posição a Setúbal, se partirmos do pressuposto que Lisboa e o Porto são a primeira e segunda classificadas.

Será o critério da população? Será o do contributo para a economia nacional? Será o da disponibilidade de infraestruturas de base para o exercício da atividade económica? Será o critério da história da cidade? Ou o da diversidade de contributos dados para a cultura nacional e internacional? Será o critério da riqueza do património ambiental? Como se calcula, afinal, a classificação de uma cidade?

Costumo responder que somos, sem qualquer margem para dúvidas e sob todos os pontos de vista, uma das mais importantes cidades de Portugal e acrescento que, apesar de sermos uma das mais importantes cidades de Portugal, queremos ainda mais para Setúbal. Queremos continuar, acima de tudo, a trabalhar para ter mais desenvolvimento, mais trabalho, mais cidade, mais riqueza para todos.

Queremos trabalhar para evidenciar que o nosso concelho continua a ser um dos mais atrativos destinos turísticos, um dos pontos do país onde a disponibilidade para acolher investimentos é mais notória.
Queremos mais Setúbal, com a certeza de que já somos uma grande cidade, um grande concelho.

Mais importante do que saber em que lugar estamos neste campeonato é a constatação de que Setúbal tem uma importância económica, social, cultural e política no todo nacional que está para lá de quaisquer classificações artificiais.

Fomos, somos e seremos uma das mais importantes cidades do país. Sei, porém, que ainda há muito por fazer.

Estamos a fazer, neste momento, mais Setúbal; estamos a favorecer mais desenvolvimento com novos investimentos privados no valor de muitos milhões de euros pelos quais também a Autarquia muito lutou; estamos a delinear estratégias para o futuro com novos projetos, como o do planeamento de um Parque Urbano Florestal na Quinta do Xarraz; estamos a recuperar a memória da cidade, com a recuperação do Convento de Jesus, depois de décadas de indefinições, de avanços e recuos.

Estes são apenas três exemplos de como podemos fazer mais Setúbal, mais para os setubalenses e azeitonenses.

Maria das Dores Meira
Presidente da Câmara Municipal de Setúbal

 

janeiro.2013

 

ferramentas
outros temas
outros sites

anterior

anterior

Informação Municipal
Setúbal pode ficar mais perto de si por correio, telemóvel ou por e-mail.
imagem da semana

vídeo da semana
associativismo
APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign