28 de Julho de 2017
31º
max. 32º
min. 18º
Segurança
iniciativas em destaque
MITREX 2012

Um acidente industrial grave, com um incêndio de grandes dimensões e a libertação de gases perigosos na zona da Mitrena, foi o cenário criado a 8 de novembro de 2012 para o exercício Mitrex 2012, que testou as capacidades operacionais das forças de proteção e socorro de Setúbal.  

O exercício foi organizado pelo Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros de Setúbal (SMPCB) para avaliar a resposta operacional das forças de proteção e socorro a uma situação de perigo extremo, assim como os planos de emergência das empresas instaladas na Mitrena.

O exercício envolveu mais de 3500 pessoas, 35 veículos de emergência e um hospital de campanha, tendo sido seguidas as orientações da Carta de Risco da Mitrena e dos planos de segurança interna e externa da Mitrena.

Participaram no Mitrex 2012 o SMPCB, a Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal, o Comando Distrital de Operações de Socorro da Autoridade Nacional de Proteção Civil, a Agência Portuguesa do Ambiente, a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, a Refer, a Junta de Freguesia do Sado, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Setúbal, o INEM, a Cruz Vermelha Portuguesa – delegação de Setúbal, a Capitania do Porto de Setúbal, a PSP, a GNR e o Centro Hospitalar de Setúbal.

No exercício participaram ainda o Instituto Politécnico de Setúbal e a Fundação Escola Profissional de Setúbal e as empresas Tanquisado, Portucel, Lisnave, Sapec Agro, Sapec Química, Sapec – Parques Industriais, Sopac, Eco-Oil, TST e Atlantic Ferries.

Está disponível para visualização nesta página um filme sobre o exercício. É também possível descarregar a consultar o Relatório Final de Avaliação do Mitrex 2012 (documento com 40 MB)

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign