28 de Junho de 2017
20º
max. 25º
min. 16º
História
iniciativas em destaque
início > Concelho > História > Património > Moinho de Maré da Mourisca
Moinho de Maré da Mourisca

Situado na Reserva Natural do Estuário do Sado, o Moinho de Maré da Mourisca, possivelmente original do século XVII, localiza-se na Herdade da Mourisca, próximo do Faralhão, numa zona de sapal e salinas, rodeado de terrenos antigamente usados para o cultivo de arroz.

Uma lápide no interior do edifício expõe a data de 1601, indiciando o possível ano da construção do moinho que, a funcionar junto de uma represa, a força da corrente da água para colocar em movimento as engrenagens responsáveis pela produção de farinha.

Uma vez cheia a represa - também denominada de caldeira - com o fluxo de água resultante da maré-cheia, era fechada a comporta de comunicação entre a mesma e o rio. Com a baixa-mar, eram abertas as portas que encerravam a caldeira, os pejadouros, e, através da corrente de água criada artificialmente, colocava-se a girar o rodízio, roda disposta horizontalmente, constituída por um conjunto de palas e ligada às mós.

Seis mós, responsáveis pela moagem dos grãos de cereais para o fabrico de farinha, equipavam o Moinho de Maré da Mourisca, espaço que, na primeira metade do século XX, foi alvo de melhoramentos, tendo, na altura, sido elevado o pavimento em cerca de cinquenta centímetros.

O ritmo das marés, influenciadas pela lua, assim como o facto de só ser possível colocar o rodízio a funcionar em seco, permitia apenas a produção de farinha durante três ou quatro horas por maré, duas vezes por dia.

O Moinho de Maré da Mourisca é propriedade do ICNF - Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e funciona atualmente em regime de cogestão com a Câmara Municipal de Setúbal, sendo palco da realização de várias atividades nas áreas da educação e animação ambiental e do turismo de natureza.

O ICNF, anterior Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade, deu início à recuperação do edifício em 1995, que, em 2011, foi alvo de significativas obras de beneficiação.

 

ferramentas
outros sites

anterior

anterior

Informação Municipal
Setúbal pode ficar mais perto de si por correio, telemóvel ou por e-mail.
imagem da semana

vídeo da semana
associativismo
APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign