22 de Outubro de 2017
18º
max. 21º
min. 10º
Turismo
iniciativas em destaque
início > Atividade Municipal > Turismo > Moscatel de Setúbal
Moscatel de Setúbal

Mais de cem anos volvidos desde a criação da Denominação de Origem Controlada de Setúbal, o Moscatel é hoje um ícone da região.

A D.O.C. de Setúbal  é uma das mais antigas do País, criada a 1 de outubro de 1908. Abrange exclusivamente vinhos generosos brancos, com base na casta Moscatel de Setúbal, ou tintos, com base na casta Moscatel Roxo.

Em ambos os casos, as castas correspondentes têm de estar presentes em, pelo menos, 87 por cento do mosto utilizado, sendo que a área da D.O.C. abrange os concelhos de Setúbal, Palmela e parte do de Sesimbra.

As uvas moscatel, que batizam o vinho generoso, são vindimadas bem maduras, sendo a fermentação interrompida com a adição de aguardente, o que confere, em média, os 18º de álcool e o sabor doce.

O líquido estagia quatro anos em barris de 180 litros. Só depois se acede à cor topázio-dourada, à textura licorosa e ao paladar intenso e inconfundível de um néctar ideal para acompanhar uma sobremesa ou uma agradável conversa pela noite dentro.

Por ocasião do centenário da Denominação de Origem Controlada de Setúbal, a Comissão Vitivinícola e a Câmara Municipal promoveram a criação da Confraria do Moscatel de Setúbal, concretizada a 4 de outubro de 2008.

A defesa, valorização e promoção do Moscatel de Setúbal são os principais objetivos da confraria constituída por inúmeras entidades ligadas a este vinho generoso, bem como várias individualidades da sociedade portuguesa.

No sítio da Rota dos Vinhos da Península de Setúbal encontram-se mais informações sobre o Moscatel, assim como outros vinhos da região e os principais produtores.

A Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal também dispõe de informações úteis nas páginas www.vinhosdapeninsuladesetubal.pt e www.moscateldesetubal.pt.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign