20 de Outubro de 2017
18º
max. 21º
min. 18º
Urbanismo
iniciativas em destaque
início > Atividade Municipal > Urbanismo > Parque Urbano da Várzea
Parque Urbano da Várzea

A Câmara Municipal prepara o Parque Urbano da Várzea, o novo “pulmão verde” de Setúbal. O projeto, para uma área com cerca de quarenta hectares, promete transformar por completo uma zona descaracterizada e aponta soluções à resolução de problemas relacionados com a ocorrência de inundações na cidade.

Uma nova centralidade ambiental e recreativa para Setúbal. O Parque Urbano da Várzea é composto por uma ampla zona de relvado, com alamedas extensas propícias para passeios, as quais confluem em pequenas praças que apelam a momentos de lazer.

Pensado para uma ocupação informal, inclui vários equipamentos, como um parque infantil e máquinas desportivas, uma ciclovia, que percorre todo o perímetro do parque, quiosques e mobiliário urbano variado, assim como dois grandes lagos com funções recreativas.

O projeto tem ainda como objetivo a prevenção de ocorrência de inundações na cidade, meta proposta com a regularização da topografia do terreno e com a criação de bacias de retenção de águas pluviais.

A herança agrícola e as memórias de uma ocupação anterior são mantidas no Parque Urbano da Várzea com a recuperação de antigas estruturas, como casas, aquedutos e noras, enquanto uma das áreas do equipamento está reservada à plantação de um grande laranjal.

A concretização deste investimento, cujo projeto base está a ser elaborado pela ACB Arquitectura Paisagista, permite a reabilitação de um conjunto de infraestruturas urbanas na área envolvente e criação de várias bolsas de estacionamento automóvel.

O projeto prevê a possibilidade o alargamento do equipamento público para um total de setenta hectares. Caso se concretize, a expansão é feita para norte, na fronteira com o concelho de Palmela, e liga o novo equipamento a uma quinta agrícola, propriedade do Ministério da Agricultura.

Principais aspetos do projeto

  • Espaço verde com 40 hectares
     
  • Zonas de relvado, alamedas e praças
     
  • Parque infantil, máquinas desportivas e quiosques
     
  • Ciclovia em todo o perímetro
     
  • Recuperação de antigas estruturas agrícolas
     
  • Bacias de retenção de águas pluviais
     
  • Requalificação urbanística na área envolvente
     
  • Possível expansão a mais 30 hectares
APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign