23 de Março de 2017
max. 13º
min. 6º
História
iniciativas em destaque
início > Concelho > História > Personalidades
Personalidades

Setúbal, terra de cores, de sabores, de sensações que brotam tanto da constante efervescência da vida urbana, como da beleza do mundo rural, vive, na sua essência, das suas gentes. Nesta página apresentamos algumas - entre muitas possíveis - das personalidades que virtuosamente marcaram as páginas da história do Concelho.

Américo Ribeiro

Durante 65 anos, Setúbal posou para a objetiva de Américo Ribeiro, fotógrafo que viu e viveu o Concelho como poucos. Américo Ribeiro morreu no dia 10 de julho de 1992.

 

Ana de Castro Osório

Ana de Castro Osório, escritora e militante pelos direitos das mulheres, nascida em Mangualde, em 18 de junho de 1872, mas setubalense por opção, morreu em 23 de março de 1935, deixando vasta obra literária.

 

Bocage

Maria Barbosa du Bocage, considerado por muitos o maior poeta português do século XVIII, nasceu em Setúbal, no número 12 da Rua Edmond Bartissol, a 15 de setembro de 1765.

 

Calafate

António Maria Eusébio, “o Calafate”, nome pelo qual era conhecido devido à profissão que tinha, poeta analfabeto e apelidado também de “o cantador de Setúbal”, somente aos 84 anos de idade publica os seus versos em folhetos.

 

José Afonso

José Afonso, ou Zeca Afonso, 'pai' de canções que marcaram o País antes, durante e depois da Revolução dos Cravos, como “Grândola Vila Morena”, “Venham Mais Cinco” ou “O que faz falta”, nasceu, em Aveiro, em 2 de agosto de 1929.

 

Luísa Todi

"La Didone Abbandonata", foi entre todas as que cantou, a ópera onde Luísa Todi alcançou maior êxito. A cantora lírica nasceu em Setúbal a 9 de janeiro de 1753.

 

Luciano dos Santos

Entre as várias distinções que recebeu, Luciano dos Santos – autor do Tríptico dos Setubalenses Ilustres, patente no Salão Nobre dos Paços do Concelho –, conta-se a Medalha de Honra da Cidade de Setúbal atribuída, em 1985, pela Autarquia.

 

Michel Giacometti

De origem francesa, Michel Giacometti viveu em Portugal durante mais de 30 anos. O etnólogo dedicou-se e viveu para o povo, defendeu a identidade das culturas e das nações e acreditou nas minorias.

 

Mestre Lima de Freitas

Detentor de uma técnica ao alcance de poucos e exímio no retrato, Lima de Freitas foi, também, ilustrador, gravador, publicitário, desenhador e, no campo das letras, tradutor e ensaísta.

 

Olga Moraes Sarmento

Olga Moraes Sarmento foi uma das referências no despertar da consciência feminista em Portugal, no virar do século XIX. A escritora foi condecorada com a Legião de Honra e com as Ordens de Cristo e de Santiago de Espada.

 

Sebastião da Gama

Sebastião Artur Cardoso da Gama, poeta e pedagogo, foi a voz pioneira na defesa da Serra da Arrábida. Nasceu a 10 de abril de 1924, em Vila Nogueira de Azeitão, e veio a casar com Joana Luísa, uma amiga de infância.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign