28 de Abril de 2017
13º
max. 14º
min. 11º
Câmara Municipal
iniciativas em destaque
Prioridades

Caro munícipe, cara munícipe,

Nos últimos tempos têm-nos dito que priorizamos de mais a cultura do nosso concelho.

Quem o diz tem razão, exceto quando afirma que é demasiado.

Nunca será de mais o apoio que possamos dar à promoção de atividades culturais, porque é na cultura que está a chave do sucesso das sociedades modernas e desenvolvidas.

É no saber das pessoas que está o poder de fazer, o poder de ser melhor, de construir mais e com mais qualidade.

Sabemos, por isso, que estamos no bom caminho. Porque nunca é de mais apoiar estas atividades, mas também porque temos demonstrado que temos outras prioridades em que apostamos.

Apostamos no desenvolvimento económico, como se pode comprovar pela abertura, em dezembro, do centro logístico da Decathlon, que cria mais de 900 postos de trabalho diretos e indiretos. Este foi, aliás, um investimento pelo qual a Autarquia batalhou bastante, tendo de vencer variados obstáculos, e com o qual aproveitou para construir uma nova via rodoviária, a Avenida José Saramago, de crucial importância para a melhoria de acessibilidade a uma zona de indústria ligeira que está em crescimento, em Poçoilos, e entre a autoestrada e a cidade.

Apostámos na requalificação da nossa zona ribeirinha, bem patente na obra do passeio ribeirinho da Praia da Saúde, agora aberta à fruição de todos, na requalificação de boa parte do nosso centro histórico, com a obra da zona nascente de Troino.

Apostámos na criação de condições para que o nosso setor hoteleiro possa ter mais competitividade, com a aquisição do antigo Quartel do Onze para a instalação da escola de hotelaria e de um hotel de aplicação, entre outras valências, além de, assim, recuperarmos um espaço importantíssimo da cidade.

Apostámos, como nunca antes, na construção, reequipamento e reabilitação do nosso parque escolar, porque é aí, tal como na cultura, que reside o sucesso das sociedades.

A nossa prioridade nesta área é visível na nova Escola Básica da Brejoeira (Azeitão), na qual investimos 4,276 milhões de euros, no Jardim de Infância de Azeitão, investimento de 698,5 mil euros, no Centro Escolar Luísa Todi, que custou 2,4 milhões de euros, no Centro Escolar da Gâmbia, mais um investimento municipal na educação, este no valor de 932,8 mil euros, ou, ainda, no Centro Escolar do Bairro Afonso Costa, no qual se investiu 2,5 milhões de euros. No total, investimos nestes equipamentos escolares 11,3 milhões de euros, com uma parcela de financiamento de fundos comunitários que atingiu 3,8 milhões de euros.

A Autarquia é, também, responsável pelo apoio a múltiplas instituições de cariz social e tem um papel de enorme relevância no apoio às crianças em idade escolar, com o pagamento de parte substancial das suas despesas em alimentação nos refeitórios escolares e em transportes para os estabelecimentos de ensino.

Priorizamos a cultura com o Fórum Municipal Luísa Todi, o Auditório Municipal Cinema Charlot, a Casa da Cultura, a Casa da Baía, a Casa do Corpo Santo, o Convento de Jesus ou o apoio às coletividades?

Sim, é verdade.

Mas priorizámos muitas outras vertentes da vida da cidade e do concelho, e isso está à vista.

Esta é a melhor forma de combater a crise: apostando no desenvolvimento, na geração de riqueza, na criação de emprego, na criação de saber.

Porque Setúbal merece.

Os setubalenses e os azeitonenses merecem-no.

Com todos, queremos continuar este processo de mudança e de transformação que se vê um pouco por todo o concelho.

A todos e a todas, a Câmara Municipal agradece.

Setúbal agradece.

Maria das Dores Meira
Presidente da Câmara Municipal de Setúbal

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign