11 de Dezembro de 2017
10º
max. 16º
min. 7º
Desporto
iniciativas em destaque
início > Atividade Municipal > Desporto > Projetos Municipais
Projetos Municipais

Para os mais novos aos mais velhos, a Câmara Municipal desenvolve um leque abrangente de projetos que incentivam e promovem a prática de atividades desportivas salutares e regulares. O combate ao sedentarismo é feito através de uma comunhão entre as inúmeras valências desportivas existentes no Concelho e, frequentemente, a própria Natureza, aproveitando os parques da cidade e o rio.

Jogos do Sado

Projeto municipal que engloba, anualmente, um largo número de modalidades desportivas, proporcionando assim, uma larga participação de munícipes, envolvendo coletividades, grupos escolares, grupos informais e participantes individuais.

Conciliando o gosto pela prática desportiva e a promoção do bem-estar físico e psicológico pela salutar e eficaz cooperação entre todos os elementos da comunidade desportiva e educativa do Município, os Jogos do Sado apresentam-se como um instrumento de afirmação do potencial desportivo do Concelho.

A organização dos eventos está a cargo da Divisão de Desporto da Autarquia e integra a participação do movimento associativo e de comissões técnicas específicas para cada modalidade.

"De pequenino...”

Projeto destinado a crianças com idades entre os 3 e os 6 anos de idade, que frequentam os estabelecimentos de educação pré-escolar da rede pública do Concelho.

Objetivos gerais:

  • Estimular o desenvolvimento global da criança
  • Promover o desenvolvimento pessoal e social da criança
  • Contribuir para a igualdade de oportunidades
  • Promover e estimular o gosto pela prática de atividades físicas
  • Generalizar o acesso à prática regular de atividades físicas, fundamental para o desenvolvimento integral da criança
Desporto nas Escolas – 1.º Ciclo

Programa para escolas do 1.º ciclo do ensino básico de Setúbal que envolve alunos e professores em diversas áreas educacionais.

Objetivos gerais:

  • Implementar a atividade física no 1.º ciclo do ensino básico, privilegiando a escola como local fundamental para o desenvolvimento integral da criança
  • Promover e estimular o gosto pela prática física e desportiva, proporcionando a melhoria das condições físicas, bem como a aquisição de hábitos fundamentais para o desenvolvimento da criança
  • Generalizar o acesso à prática regular da atividade física e desportiva devidamente orientada em termos pedagógicos, proporcionando simultaneamente uma adequada utilização dos tempos livres das crianças, como consignado na Lei de Bases do Sistema Educativo e na Lei de Bases do Sistema Desportivo
  • Criar e melhorar as condições para a realização de atividades físicas nas escolas, nomeadamente dos equipamentos e das infraestruturas desportivas necessárias

 

“Desportivamente em (Re)Forma”

Projeto destinado a reformados residentes no concelho de Setúbal.

Objetivos gerais:

  • Sensibilizar para a prática do exercício físico, como forma de promoção de bem-estar, saúde e qualidade de vida
  • Colaborar na melhoria do estilo de vida das pessoas idosas
  • Prevenir doenças
  • Proporcionar bem-estar físico, psíquico e mental
  • Reencontro de momentos de convívio e de lazer
  • Minimizar situações de isolamento

 

A iniciativa assenta no desenvolvimento de atividades específicas na área da gerontomotricidade, com ginástica, hidroginástica e danças sociais. Além destas atividades, é feito o acompanhamento, avaliação e prescrição do exercício, procedendo-se paralelamente à análise de aspetos no âmbito da saúde, como o controlo da tensão arterial, peso, entre outros.

É desenvolvido pelas Divisões de Desporto e Inclusão Social, em parceria com as juntas de freguesia e diversas coletividades do Concelho.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign